Gerentes de Enfermagem debatem condições de trabalho nos hospitais em reunião no Coren/SC

DSCN6560Numa reunião com a presidente do Coren/SC, Helga Regina Bresciani, as gerentes de Enfermagem dos principais hospitais públicos do Estado trocaram informações das condições de trabalho e de como podem colaborar para garantir atendimento seguro à população. Estiveram presentes Michela Alessio Back, do Instituto de Cardiologia; Luciana Galvão Paes da Rosa, do Hospital Regional de São José – Homero de Miranda Gomes; Renata Celidônio Machado dos Santos, do Hospital Infantil Joana de Gusmão; e Jaqueline Souza, da Maternidade Carmela Dutra, junto com a enfermeira Ana Paula Fernandes.

Helga apresentou o ofício que o Coren/SC encaminhou ao secretário de Saúde, Vicente Caropreso, com cópia para o Conselho Estadual de Saúde e Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, onde há um pedido de providências a respeito de vários problemas que impactam o trabalho da Enfermagem nos hospitais. Uma das últimas decisões, sobre o contrato de limpeza que cortou 30% dos serviços realizados, foi alvo de críticas do Coren/SC à Secretaria.

As gerentes relataram as dificuldades que vem enfrentando com falta de pessoal, com o adoecimento dos profissionais e os desafios em  conseguir estabelecer prioridades ou manter uma escala de trabalho razoável, por exemplo. Todas já apresentaram essa situação aos respectivos gestores, sempre sugerindo algumas iniciativas que possam minimizar os prejuízos aos pacientes. Mas estes procedimentos são paliativos, não podem perdurar por muito tempo.

Ficou encaminhado que os problemas serão relatados oficialmente ao Coren/SC para que haja ações conjuntas e que possam melhorar o atendimento.