74ª Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn) debate a consciência profissional na Unisul, em Palhoça

ImagemReaderAcadêmicos do curso de Enfermagem participaram na noite de terça-feira (14/5) de palestra sobre ética e prática profissional no auditório G do Campus da Grande Florianópolis – Pedra Branca. O evento faz parte da comemoração da 74ª Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn).

O tema definido este ano pela Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) é ‘Consciência profissional e a Enfermagem no cuidado com a vida’. Alinhada a esta temática, a palestra abordou a influência da formação na prática profissional, relacionada com a consciência e a ética.

A Conselheira do Coren/SC Professora Dra. Janete Elza Felisbino, uma das palestrantes da noite, destacou a importância da formação dos profissionais de Enfermagem. “Eles devem ter uma consciência crítica, ou seja, a capacidade de mudar a realidade, de aprimorar e de fazer evoluir a profissão, com compromisso ético e técnico”, explica.

A palestra teve ainda a participação da Professora Doutora Dulcinéia Ghizoni Schneider, membro da Comissão de Ética do Coren/SC, que falou aos acadêmicos sobre a influência da formação na prática profissional, além dos dilemas e conflitos éticos que os profissionais enfrentam. “É muito importante a questão da postura, levando em consideração o seu modo de ser e o seu modo de agir do profissional. As decisões tomadas nessa área sempre vão refletir na saúde e na qualidade de vida das pessoas que são cuidadas”, enfatiza.

Para a acadêmica da 1ª fase de Enfermagem, Lorena de Souza Schlischting, a formação é a base do profissional. “Eu espero que no futuro eu consiga passar aos meus pacientes todo o conhecimento que adquiri ao longo do curso”, pondera.

Fonte e foto: Unisul com adaptações do Coren/SC