Coren/SC ganha Prêmio Fiscalize durante Seminário ocorrido em Bento Gonçalves

A cerimônia de entrega do Prêmio Fiscalize 2017, marcou, na noite de quarta-feira (5/7), o encerramento do 9° Seminário Nacional de Fiscalização (Senafis), em Bento Gonçalves/RS. Os trabalhos dos Conselhos Regionais de Santa Catarina, Paraná e Pará foram os vencedores da premiação, uma iniciativa do Cofen que visa homenagear práticas bem-sucedidas de fiscalização do exercício profissional da Enfermagem.

prêmio-2017-600x400

Premiadas do Pará, Paraná e Santa Catarina

Mais de 300 pessoas, entre fiscais e advogados do Sistema Cofen/Conselhos Regionais, conselheiros federais e regionais participaram do 9º Senafis. Pela primeira vez realizado durante o evento, o Prêmio Fiscalize busca reconhecer e incentivar trabalhos inovadores, que aperfeiçoam o processo de fiscalização.

O Coren/SC inscreveu para o Prêmio Fiscalize o trabalho “Sistema Online de Processos Administrativos da Fiscalização do Coren/Santa Catarina“, de autoria da presidente do Coren/SC, Helga Regina Bresciani, da conselheira Angela Blatt Ortiga, da coordenadora de fiscalização, Karla Rodrigues Barzan e do técnico especialista programador Alexandre Prazeres e tendo como colaboradores todos os Enfermeiros Fiscais do Coren/SC.

Foram oito propostas competitivas, das quais três se destacaram por contemplar iniciativas no âmbito da fiscalização com resultados representativos para o Conselho Regional no ano de 2016, contribuindo para o aprimoramento da área através da inovação, modernização e eficácia. Integraram o júri o conselheiro federal Leocarlos Cartaxo, os colaboradores Claudio Porto e Betânia Almeida, membros da CTFIS e especialistas indicados pela Comissão Científica do CBCENF.

Melhor trabalho – O trabalho do Coren-PR venceu o prêmio do Fiscalize 2017, pelo reconhecimento e atuação da fiscalização do regional, atendendo a todos os critérios determinados pelo regulamento do Prêmio, resultando em ação inovadora com a efetiva produção de resultados na gestão do processo de fiscalização.

5jul_premioFiscalize

Entrega do prêmio ao Coren/SC

O trabalho inscrito do Coren/SC ficou em segundo lugar e discorre sobre o processo de criação, aplicação de um sistema para organização dos processos de fiscalização nos Conselhos Regionais, criado a partir do manual de fiscalização elaborado pelo Cofen e aprovado pela Resolução Cofen nº 374/2011. “O sistema foi criado para organizar o processo de trabalho da fiscalização, concentrando as informações em um mesmo espaço, permitindo o acesso pelos departamentos envolvidos compartilhando informações”, como consta no documento enviado ao Senafis. No trabalho, o Coren/SC apresenta o objetivo do Sistema, como ele funciona e os resultados obtidos até agora. A apresentação para comissão julgadora ficou sob responsabilidade da relatora Karla Barzan e Alexandre Prazeres.

Leia o trabalho na íntegra e confira o e-poster produzido para sua divulgação.

Senafis 2017 – O 9º Senafis foi marcado por várias situações inovadoras. As principais palestras foram transmitidas ao vivo pela página do Cofen no Facebook, ampliando o alcance dos temas debatidos. O evento também integrou os profissionais da região, com a realização de oficinas e plenária pública, com palestras seguidas de debates sobre a atuação do Sistema Cofen/Conselhos Regionais para a valorização da Enfermagem e a sistematização da assistência como ferramenta de empoderamento.

“Além da alta qualidade dos debates e trabalhos apresentados no Prêmio Fiscalize, a tecnologia foi destaque neste Senafis”, avalia o coordenador do evento, Walkirio Almeida.  No evento, foi lançado o Sistema Integrado de Fiscalização – SINFIS. Desenvolvido pelo Cofen, o novo sistema informatizado vai facilitar o gerenciamento das ações de fiscalização, melhorando a gestão de prazos e do fluxo operacional, com a automatização de processos.

“O Coren/RS se sente honrado por ter sediado este evento tão importante para o Sistema Cofen/Conselhos Regionais. O Senafis foi mais um passo para a padronização da atividade-fim do Sistema, a fiscalização do exercício profissional”, disse o presidente do Coren/RS, Daniel de Souza.

Acesse a íntegra da Carta de Bento Gonçalves , com a síntese dos principais pontos tratados no 9º Senafis.

Fonte: Ascom – Cofen