Fiscais da sede e subseções do Coren/SC realizam capacitação

DSCN4272Nos dias 28, 29 e 30 de março, os fiscais do Coren/SC estiveram na sede, em Florianópolis, para uma capacitação sobre Dimensionamento de Pessoal de Enfermagem, conforme resolução 527/2016  e auto de Infração, além de outros assuntos referentes à fiscalização do exercício profissional. A Enfermeira fiscal e coordenadora do Defise Coren/SC, Karla Barzan, foi a multiplicadora do treinamento que recebeu sobre os temas no Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). A presidente do Coren/SC, Helga Regina Bresciani, também participou em alguns momentos do evento, que contou com a presença de 17 fiscais.

Durante a capacitação foram abordadas com mais intensidade a resolução do Cofen 527 de 2016, que traz novidades quanto ao dimensionamento de Enfermagem. O alinhamento de conduta de todos os ficais nos processos do dia-a-dia e nos cálculos de pessoal para os serviços de Enfermagem foram ao ponto central da capacitação. Para o enfermeiro fiscal da subseção de Blumenau do Coren/SC há oito anos, Daniel Matias Ghizoni, encontros presenciais de capacitação como este são fundamentais. “Estamos em um momento de redefinição de diversas condutas da fiscalização e a respeito da aplicabilidade dos processos. As capacitações são importantes para tornar homogênea a conduta de todos os fiscais do estado”, afirma Daniel.

Laryssa Inoue trabalha como fiscal na subseção de Caçador do Coren/SC há dois anos e meio. “Eu acho sempre muito proveitoso quando nós viemos para a sede. É importante estarmos juntos presencialmente para ajustar a conduta de todos e sanar dúvidas, debater questões de cada subseção”, declara. Ela conta que, no mínimo uma vez por ano, os fiscais participam do Seminário Administrativo e reúnem-se na sede, mas que os encontros presenciais acontecem conforme as novidades promovidas pelo Cofen.

A Enfermeira fiscal e coordenadora do Departamento de Fiscalização e Ética, Karla Barzan, acredita que a capacitação foi muito positiva para que os fiscais do estado inteiro possam se reunir e trocar idéias sobre o trabalho. Segundo Karla, a capacitação faz parte do Programa de Educação Permanente do Coren/SC. “Foi apresentada a resolução sobre dimensionamento e eu ministrei o módulo de auto de infração. Também tivemos diversas discussões sobre a rotina do Departamento de Fiscalização”, acrescenta Karla.