Profissionais de Chapecó debateram reformulação do Código de Ética

O Fórum para debater a reformulação do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem (CEPE) ocorrido em Chapecó no dia 25 de janeiro, quarta-feira, reuniu os profissionais da região que puderam sugerir e apontar mudanças na legislação. O evento foi no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Regional e teve a coordenação da conselheira Maria do Carmo Vicensi, coordenadora da Comissão de Ética do Coren/SC.

IMG_0568O Coren/SC promove esse fórum de discussão para ouvir sugestões dos profissionais e poder consolidar um documento com as considerações catarinenses a ser entregue ao Cofen em fevereiro. A decisão de realizar encontros presenciais em várias cidades foi tomada a partir de proposta aprovada na 1ª Conferência de Enfermagem de Santa Catarina, realizada em 2016 e que culminou com a etapa estadual em novembro .

SAIBA MAISIMG_0571

A Comissão resolveu ampliar as discussões para depois enviar as considerações para o Cofen até 17 de fevereiro de 2017. A Comissão do Cofen  teve sua primeira reunião em outubro para definição do cronograma de execução de atividades, metodologia do trabalho e elaboração do instrumento de validação. O objetivo do grupo é elaborar uma minuta de reformulação no código vigente, incluindo ampla participação de todos os Conselhos Regionais, que terão prazo para fazerem sugestões e alterações no texto. Ao final desse período, o tema será submetido à consulta pública no site do Cofen por 30 dias, para que a comunidade de enfermagem possa enviar suas manifestações.

Após a compilação, pela comissão, de todo o conteúdo recebido, deve ser realizada, ainda no primeiro semestre de 2017, a 1ª Conferência de Ética Profissional de Enfermagem, a ser aprovada pelo plenário do Cofen. O evento pretende envolver os regionais e as categorias de Enfermagem, a fim de promover uma interação e troca de conhecimentos que possam enriquecer o documento substitutivo do código de ética vigente.