Fiscalização especial nos hospitais em novembro e dezembro

2016-12-12-PHOTO-00000003No mês de novembro foi realizada uma ação especial, inserida no planejamento de 2016, para orientar e fiscalizar o trabalho realizado em alguns hospitais do Estado. O trabalho dos Enfermeiros Fiscais do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC) ganhou o reforço dos conselheiros que participaram junto na fiscalização de dois hospitais em Florianópolis, um em Tubarão, em Lages, em Caçador e em Chapecó. O objetivo foi intensificar a atividade e poder atuar de maneira mais efetiva nessas instituições que são mais complexas, podendo orientar e ouvir mais profissionais na mesma inspeção.

Assim como todas as fiscalizações, os representantes do Coren/SC levantaram as informações em cada local, fizeram a checagem dos profissionais contratados e avaliação do dimensionamento para que o atendimento possa ser feito com qualidade e segurança, tanto para pacientes quanto para os próprios profissionais. Foram realizadas as atividades no Hospital Governador Celso Ramos e Hospital Universitário, em Florianópolis; Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Tubarão; Hospital Tereza Ramos, em Lages; Hospital Maicé, em Caçador e Associação Hospitalar Lenoir Vargas Ferreira, em Chapecó.

IMG_20161123_105327073

A atuação é especialmente orientativa e educativa para a prevenção das infrações éticas e legais, que podem ser cometidas pelos profissionais ou por gestores. Os Enfermeiros Fiscais acompanham o prazo das notificações, retornam à instituição para verificar se houve regularização e em caso negativo realizam os devidos encaminhamentos. A atuação dos fiscais do Coren/SC é especialmente orientativa e educativa para a prevenção das infrações éticas e legais, que podem ser cometidas pelos profissionais ou por gestores, pois a maioria destes hospitais já tem ação civil pública instaurada pelo Coren/SC. 

PARA SABER MAIS

A relação de instituições fiscalizadas pelo Coren/SC é publicada mensalmente no site, menu Fiscalização e Ética, sub menu Instituições Fiscalizadas.