Coren/SC recebe Encontro das Câmaras Técnicas

Câmaras Técnicas - posadaRepresentantes das câmaras técnicas do Coren/SC reuniram-se no dia 30/11 na sede do Conselho, em Florianópolis, para criar Regimento e revisar Fluxograma de atividades das câmaras técnicas. A presidente do Coren/SC, Helga Regina Bresciani, apresentou as propostas do Conselho para Regimento e Fluxograma das Câmaras Técnicas do Coren SC. As análises, avaliações e sugestões debatidas no encontro serão apreciadas em Reunião Ordinária Plenária e aprovadas caso os conselheiros considerarem adequadas.

As Câmaras Técnicas do Coren/SC que até o momento, seguiam regimento geral do referido conselho, passam a ter Regimento próprio de suas atividades. Componente da Câmara Técnica de Educação e Legislação Enfermeira Eleide Farhat, presente no encontro, informou que foram discutidas as propostas apresentadas pelo Coren para produzir este documento. Dentre as sugestões, foram citadas pela enfermeira Eleide: promoção de reuniões mensais das câmaras técnicas;; produção de um relatório de cada reunião, deixando claro o que foi debatido e a situação dos pareceres (se estão aprovados ou em tramitação).

Com relação ao fluxogramDSCN3475a de atividades, Eleide afirmou que foi discutido para torná-lo mais esclarecedor para os próprios profissionais das câmaras, deixando mais compreensíveis suas atribuições e os momentos em que elas devem ser realizadas. Eleide acrescentou ainda que essas mudanças, caso sejam aprovadas pelos conselheiros, darão maior visibilidade a todas as etapas do processo desenvolvido pelas câmaras. Segundo Eleide, o encontro foi importante porque “serviu para deixarmos claras as competências do coordenador e de cada câmara técnica, cada um ficou ciente do seu papel”. A enfermeira diz ainda que o evento possibilitou que os integrantes das câmaras se conhecessem e que pudessem revisar os ocorridos, discutir dificuldades, comparar atuação entre câmaras para ter noção do que está sendo feito pelos colegas, entre outros benefícios.

A enfermeira Coordenadora das Câmaras Técnicas Ioná Vieira Bez Birolo afirma que a criação do regimento foi um momento muito importante e necessário, bem como a discussão do fluxograma, que está sendo colocado em prática há quase dois anos, “discutiu-se no sentido de adaptá-lo às necessidades reais que surgiram neste período”.