COMO FOI: Palestras sobre atenção básica em Joinville

DSCF6517Um dos focos de atuação do Coren/SC é a educação permanente em várias áreas da Enfermagem. Na rede  de  atenção básica tem ocorrido diversas palestras pelo Estado. No município de Joinville,a conselheira secretária Angela Maria Blatt Ortiga esteve nos dias 29 de setembro e 18 de outubro como palestrante e facilitadora numa oficina para a formação das  chefias  das unidades abordando o tema  redes de Atenção.

 A conselheira trabalhou os fundamentos das  redes de  atenção e mostrou as redes temáticas instituídas  pelo  Ministério da Saúde, tais como: Atenção obstétrica e neonatal (Rede Cegonha), Atenção às Urgências e Emergências (RUE) Atenção Psicossocial para o Enfrentamento do Álcool, Crack, e outras Drogas (RAPS); Atenção às Condições e Doenças Crônicas como HA, Diabetes, Câncer, Obesidade e o Cuidado à Pessoa com Deficiência.

Segundo a política das redes de atenção, as diretrizes de acesso e processo de trabalho propostos devem nortear a gestão e a atenção das equipes de saúde, levando em consideração a Rede de Atenção à Saúde (RAS) e seus componentes. Os profissionais   que atuam nas unidades precisam conhecer  e implementar as ações tendo como base as linhas  de  cuidado estruturadas e  preconizadas  da  redes de atenção  definindo  os fluxos  assistenciais  e  implementando gestão do cuidado e atendimento clínico coordenado s pela  atenção básica.