Sessão no Congresso celebra 90 anos da Associação Brasileira de Enfermagem

A Câmara dos Deputados realizou sessão solene, na quinta-feira (27/10), em homenagem aos 90 anos da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) – criada em 1926, no Rio de Janeiro, pelas primeiras enfermeiras formadas pela Escola de Enfermeiras do Departamento Nacional de Saúde Pública.

A presidente da ABEn Nacional, enfermeira Angela Alvarez (Gestão 2013-2016), participou da mesa de honra junto com as enfermeiras catarinenses Carmen Zanotto, deputada federal e autora do requerimento para realização da sessão, Ana Paula Lima, deputada estadual, e a enfermeira Rejane de Almeida, deputada estadual no Rio de Janeiro. A presidente do Coren/SC, Helga Regina Bresciani, que já foi vice-presidente da ABEn Nacional (Gestão 2010-2013), prestigiou o evento junto com outras profissionais de Enfermagem integrantes da ABEn.

O secretário de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Rogério Abdalla, destacou que a categoria é a segunda maior força de trabalho empregada na assistência à saúde no Brasil. “Esses profissionais ajudam a melhorar a qualidade de atendimento aos usuários e pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) ”, disse.

A deputada Carmen Zanotto  declarou que os enfermeiros são um dos responsáveis para o avanço do SUS. “Junto com os demais profissionais da área da saúde, é essa categoria que atende na rede básica de saúde, e acolhe uma família desesperada na porta de uma emergência de um hospital”, disse a parlamentar.

 

Qualidade
Representante da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Mônica Padilha afirmou que é preciso garantir um número suficiente de profissionais de qualidade da área de enfermagem disponíveis para trabalhar, e criar meios de acesso rápido e fácil a esses profissionais. “O sistema de saúde tem que responder a população”, completou Padilha.

A deputada Érika Kokay (PT-DF) defendeu que, para melhorar as condições de trabalho e qualidade de vida desses profissionais, é preciso lutar por uma jornada de trabalho de 30 horas.

Ocorre também em Brasília, até amanhã (30/10), o 68o Congresso Brasileiro de Enfermagem (CBEn), que encerrará com a posse da nova gestão tendo como presidente a enfermeira Rosa Maria Godoy Serpa de Fonseca.

 

Com informações da Agência Câmara de Notícias

Crédito: Lucio Bernardo Jr. / Câmara dos Deputados