Roda de conversa reúne alunos da Udesc Chapecó e entidades de Enfermagem

Os alunos da primeira fase do curso de Enfermagem da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Chapecó, puderam conhecer o papel das entidades da categoria em uma roda de conversa organizada pela professora Jucimar Frigo, da disciplina de História e Exercício da Enfermagem, com representantes do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC), da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) e do Sindicato dos Trabalhadores dos Estabelecimentos de Saúde de Chapecó (SITESSCH). O evento foi no dia 15 de abril, na sede da Udesc.

Participaram da roda de conversa a Enfermeira Fiscal da Subseção Chapecó, Carolise Ana Basso e a Conselheira Enfermeira Otília Cristina Coelho Rodrigues, representando o Coren/SC, a diretora de Educação da ABEn/SC Édlamar Kátia Adamy, a Presidente do SITESSCH Maria Salete Cross e a diretora de Comunicação do sindicato Vilmair Balduíno Weirich.

A professora Jucimar Frigo conta que a atividade favoreceu o diálogo entre estudantes e entidades e fez com que eles pudessem compreender o que é a Enfermagem, bem como os direitos e deveres da profissão. Após a apresentação das entidades, houve debate sobre perfil profissional, mercado de trabalho, piso salarial e a regulamentação da jornada de trabalho de 30 horas semanais, assuntos pautados em mobilizações da categoria. “Discutimos sobre os rumos da Enfermagem e a valorização da profissão, já que o profissional faz tantas coisas, se esforça tanto e não tem o merecido reconhecimento na sociedade. É importante aguçar nos alunos essa articulação política para eles fazerem a diferença no futuro”, afirmou.

A Enfermeira Fiscal da Subseção Chapecó Carolise Ana Basso ressaltou a importância de apresentar as entidades de Enfermagem ainda na graduação. “O ideal é que o estudante já conheça o Coren/SC, a Aben/SC e o sindicato nas primeiras fases do curso, para que, depois de formado, possa procurar as unidades quando precisar”. Carolise também frisou a necessidade de empoderamento do estudante e do profissional na luta pela conquista de direitos e pediu comprometimento com os estudos para os alunos se tornem bons profissionais.

[unitegallery rodadeconversaudescentidades]

Conheça o papel das entidades de Enfermagem:

Coren/SC – Fundado em 1975, o Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina tem como função normatizar, disciplinar e fiscalizar o exercício das profissões de Enfermagem. É responsável pela realização de inscrições dos profissionais e registro de pessoas jurídicas, fiscalização de instituições de Saúde para averiguação do cumprimento da legislação e da ética profissional, orientação de profissionais de Enfermagem, apreciação de denúncias éticas e abertura de processos éticos e julgamentos.

ABEn – A Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) Nacional, com sede em Brasília foi criada em 1926. Em 1962, foi criada a Associação Brasileira de Enfermagem – Seção Santa Catarina (ABEn/SC). Atua pelo fortalecimento da profissão de Enfermagem, unindo profissionais em torno de interesses comuns. A ABEn desenvolve ações de representação profissional, lutas em prol da profissão, debates sobre questões relevantes para a Saúde e Enfermagem, organiza cursos e diversos eventos para atualização profissional.

Sindicatos – Os Sindicatos têm o objetivo principal de defender os interesses coletivos e individuais dos profissionais nas questões trabalhistas, a exemplo de melhoria salarial e carga horária de trabalho, condições de trabalho, valorização profissional, bem como assistência jurídica. O Sindicato presta, portanto, assistência aos filiados em defesa dos interesses econômicos e profissionais desses trabalhadores. São os Sindicatos que celebram acordos e convenções coletivas de trabalho.