Evento na Alesc abre 77º Semana Brasileira de Enfermagem

Um ato parlamentar solene no Auditório Antonieta de Barros, na Assembleia Legislativa, na noite de ontem (12/5), marcou a abertura da 77ª Semana Brasileira de Enfermagem em Santa Catarina. A presidente do Coren/SC, Enfermeira Msc. Helga Regina Bresciani, prestigiou o evento, assim como as conselheiras Evanguelia Kotzias Atherino dos Santos, Alessandra Junkes Coutinho e Míssia Mesquita Páscoa.

Missia_Helga_Ligia_Evanguelia_Alessandra

A solenidade foi proposta pela deputada estadual Enfermeira Ana Paula Lima e comemorou também os 90 anos de fundação da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) e os 54 anos da ABEn Santa Catarina, representada pela presidente, Maria Lígia dos Reis Bellaguarda.

homenagensDeputadaForam feitas várias homenagens. A deputada entregou placas comemorativas à ABEn Nacional, ABEn/SC e ao Coren/SC. A presidente da ABEn/SC aproveitou a oportunidade para homenagear a ABEn Nacional e o Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSC, representado pela professora Vânia Backes.

A presidente do Coren/SC entregou placas de homenagem à ABEn Nacional, à ABEn/SC e à deputada Ana Paula Lima. As representantes das entidades fizeram uso da palavra. Helga Bresciani, lembrou que a categoria tem desafios como o piso salarial baixo e as longas jornadas de trabalho, mas há também que se discutir sobre a formação de profissionais capacitados. “Momentos como esse são importantes para refletirmos nosso papel e o dimensionamento dos profissionais de Enfermagem no exercício de suas funções”, disse ela.

Maria Lígia dos Reis Bellaguarda abordou um pouco da história da entidade e também destacou como desafios da profissão a melhoria da gestão na enfermagem e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Para ela, o ato solene é um reconhecimento “da importância e do valor que o profissional de enfermagem tem para a sociedade.”

Já a deputada Ana Paula Lima lembrou a trajetória da ABEn Nacional e da ABEn em Santa Catarina na construção e na consolidação da profissão. “Para mim é motivo de orgulho poder homenagear essas duas entidades tão importantes, que desenvolvem um grande trabalho de fortalecimento e defesa da profissão”, disse a deputada. Ela conclamou a associação e os enfermeiros a defenderem o SUS e a lutarem contra projetos de lei que estão em tramitação no Congresso e ameaçam o acesso à saúde pública.

Depois do ato solene, a plateia foi brindada com uma palestra sobre 90 anos da ABEn e o tema da Semana Brasileira de Enfermagem: “Construção histórica e política da Enfermagem”. A conferência foi proferida pela professora doutora Maria Itayra Padilha, que iniciou com os primeiros passos da entidade, passando pela condução dos processos na evolução da educação e pela produção do conhecimento, até chegar na ampliação das relações nacionais e internacionais e finalizando com as atividades da ABEn na participação política no exercício profissional e nos movimentos sociais.

No Brasil, segundo dados do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-SC), são 1,8 milhão de profissionais, 54 mil deles só em Santa Catarina.

A Semana Brasileira de Enfermagem prossegue até 20 de maio, com programação em vários estados. Em Santa Catarina, as atividades estão espalhadas nas várias instituições de saúde e as de ensino que mantêm cursos de Enfermagem.

[unitegallery Abertura_77_Sben_Alesc]