Coren/SC participa de capacitação no Cofen para fiscalização integrada em maternidade

Metodologia inovadora de fiscalização busca induzir melhorias na assistência

franOs Conselhos Regionais de Enfermagem de Santa Catarina, Rio de Janeiro, Sergipe e Roraima participam, nesta segunda e terça-feira (11 e 12/4), da Oficina de Sistematização do Processo de Fiscalização em Serviço de Enfermagem Obstétrica. A oficina busca aperfeiçoar a fiscalização, tornando-a indutora de melhorias na assistência ao pré-natal, parto e puerpério. Do Coren/SC participam a Conselheira Evanguelia Kotzias Atherino dos Santos e a Enfermeira Fiscal Francine Matos Evaldt.

“Esperamos que cada regional saia da oficina com uma proposta de vinculação efetiva da fiscalização com o GT de Saúde da Mulher”, afirmou a conselheira federal Fátima Sampaio, da Comissão de Saúde da Mulher. A parceria entre a fiscalização e os GTs de Saúde da Mulher é um ponto central da proposta, que utiliza questionário de fiscalização composto por blocos de perguntas, que ajudam a verificar a qualidade da assistência, além de auferir infrações.

cofen

Etapa de implementação e validação da metodologia priorizou regionais com GT de Saúde da Mulher efetivo e atuante

Para a enfermeira obstétrica Maria Antoniete Tyrell, presidente do Coren-RJ, a existência de um protocolo qualifica o trabalho de fiscalização, e faz parte de um processo de validação e avaliação contínua. “A ciência é dinâmica”, afirmou Tyrell, que destacou a importância do trabalho realizado pelo Cofen junto aos regionais para melhoria das políticas de assitência, com seminários, oficinas e discussão de novos protocolos validados cientificamente. “A capacitação fortacele a função precípua do Sistema Cofen/Conselhos Regionais, que é a fiscalização e a ética”.

Conselheira regional de Roraima e membro do GT de Saúde da Mulher, Gabriele Rodrigues, reforça a importância do respaldo institucional “Nosso GT é recente. A oficina vem para fortalecer o nosso trabalho. A partir deste instrumento, vamos fortalecer, junto com a fiscalização, a Enfermagem obstétrica, em busca da segurança e da satisfação das mulheres”.

Doze conselhos regionais vão participar da oficina nesta etapa de implementação e validação de metodologia, que priorizou os conselhos com GT de Saúde da Mulher efetivo e funcionando. Em março, a primeira turma de treinamento incluiu os regionais de São Paulo, Bahia, Paraná, Piauí. Um terceiro grupo participará da oficina nesta quinta e sexta-feira (14 e 15/4).

O conselheiro federal Walkírio Almeida, coordenador da CTFIS, explica que a metodologia foi desenvolvida conjuntamente pela Comissão de Saúde da Mulher e pela Câmara Técnica de Fiscalização do Cofen (CTFIS), a partir de experiência exitosa no Coren/PA.”Buscamos direcionar o olhar do fiscal e ampliar o respaldo institucional da fiscalização”, relatou.

Conheça as normas do Cofen sobre atuação em Enfermagem Obstétrica:

Resolução Cofen nº 477/2015– Dispõe sobre a atuação de Enfermeiros na assistência às gestantes, parturientes e puérperas.

Resolução Cofen Nº 478/2015– Normatiza a atuação e a responsabilidade civil do Enfermeiro Obstetra e Obstetriz nos Centros de Parto Normal e/ou Casas de Parto e dá outras providências.

Resolução Cofen Nº 479/2015– Estabelece critérios para registro de títulos de Enfermeiro Obstetra e Obstetriz no âmbito do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem

Fonte: Conselho Federal de Enfermagem