Projeto Primeira Inscrição: Coren/SC entrega pela primeira vez Carteiras de Identidade Profissional durante cerimônia de formatura

Formatura_FURB_CCS_22-01-16_Os formandos do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Regional de Blumenau (Furb) receberam na cerimônia de colação de grau, realizada na sexta-feira (22 de janeiro), a Carteira de Identidade Profissional.

A entrega faz parte do Projeto Primeira Inscrição, desenvolvido pelo Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC), para otimizar o processo de inscrição no Conselho Regional e orientar os futuros Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem para o exercício ético-profissional. O Projeto tem como público-alvo estudantes do último semestre do curso de nível técnico e superior de Enfermagem.

Para o Conselheiro do Coren/SC e professor da Furb, Enfermeiro Msc. Jerry Schmitz, o Projeto aproxima os futuros profissionais do Conselho. “Percebo como professor uma ansiedade dos alunos para fazer inscrição no Conselho e com esse projeto o Coren/SC está contribuindo com o processo de inscrição e consequentemente agilizando a inserção no mercado de trabalho, já que a inscrição no Conselho é pré-requisito para atuar na Enfermagem”.

A agora Enfermeira Ana Lúcia Fernandes foi um dos sete formandos que receberam a Carteira de Identidade Profissional no dia da formatura. “Considero muito boa essa iniciativa do Coren/SC, pois eu tinha muitas dúvidas sobre documentação, tempo de entrega da Carteira e com o Projeto consegui esclarecer essas dúvidas e ao mesmo tempo fiz a inscrição. Os acadêmicos já saem prontos para ingressar no mercado de trabalho”, avaliou.

A concessão da Carteira de Identidade Profissional no dia da formatura está restrita ao formando de nível superior, conforme Resolução Cofen nº 476/2015. A Resolução autoriza os Conselhos Regionais de Enfermagem a procederem a inscrição profissional ao Enfermeiro que apresentar documento emitido pela instituição de ensino superior formadora e histórico escolar, que comprove a colação de grau, tendo o prazo de um ano para apresentar o diploma devidamente registrado ao Conselho Regional de Enfermagem onde se inscreveu.

“O Projeto, que começou em outubro, tem recebido ampla adesão das instituições de ensino, fortalecendo o entendimento dos futuros profissionais sobre as entidades representativas da Enfermagem e a importância de cada uma delas”, ponderou a Presidente do Coren/SC, Enfermeira Msc. Helga Bresciani.

Como as instituições de ensino podem aderir ao Projeto?
As instituições de ensino técnico e superior de Enfermagem interessadas em participar do Projeto Primeira Inscrição devem preencher formulário no site, indicando datas para a atividade presencial.