1ª Conferência de Enfermagem do Estado de Santa Catarina debaterá sobre desafios para assistência segura e com qualidade

Em 2016, o Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC) realizará a primeira edição das Conferências de Enfermagem do Estado de Santa Catarina. A proposta é promover espaço de diálogo, reflexão e proposições para construção de documento orientador para nortear políticas para a categoria.

Nos mesmos moldes das Conferências de Saúde, as Conferências de Enfermagem terão a primeira etapa nas regiões de abrangência das subseções do Conselho. Nesta fase regional, os profissionais de Enfermagem debaterão as demandas locais, que serão transformadas em propostas; e se aprovadas na votação da maioria comporão o relatório da subseção. Na Conferência Regional, serão eleitos delegados para participar da Conferência Estadual.

Na 1ª Conferência Estadual de Enfermagem de Santa Catarina, os delegados eleitos analisarão as propostas contidas nos Relatórios da etapa regional e elaborarão Carta de Intenções a ser enviada às entidades envolvidas com o objetivo de serem avaliadas e transformadas em ações ou novas políticas para a Enfermagem.

“As Conferências de Enfermagem serão oportunidade para os profissionais de Enfermagem refletirem sobre o cotidiano, fortalecerem o discurso e proporem políticas vislumbrando a perspectiva da profissão e da assistência de Enfermagem”, enfatizou a Presidente do Coren/SC, Enf. Msc. Helga Regina Bresciani

O Coren/SC estima mobilizar cerca de 2.500 Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem para participar das Conferências. A Conferência apontará para a discussão em seis eixos temáticos:

– Os desafios da assistência de Enfermagem com qualidade;
– A formação de Enfermagem;
– Papel social da Enfermagem;
– Dimensionamento dos profissionais de Enfermagem;
– Sistematização da Assistência de Enfermagem;
– Compromisso ético da Enfermagem.

Como resultado, espera-se aprimorar a assistência de Enfermagem prestada à população.