Coren/SC amplia representação em Conselhos e Comitês Municipais e Estaduais

A participação do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC) como membro de Conselhos e Comitês Municipais e Estaduais saltou de 2 órgãos, em 2009, para 20 neste ano, ou seja, um incremento de 900% em 6 anos.

“Nos últimos anos temos investido esforços para integrar Comitês e Conselhos Municipais e Estaduais, pois entendemos que esses são espaços importantes na formulação de políticas públicas; para reflexão sobre estratégias e proposição de novas ações para garantir a efetividade do sistema de saúde para os usuários. Nós, profissionais de Enfermagem, maior categoria profissional da saúde, temos muito a contribuir”, argumentou a Presidente do Coren/SC, Enfermeira Msc. Helga Bresciani.

O Conselho Estadual de Saúde, por exemplo, do qual a Presidente do Coren/SC é membro, tem a atribuição de formular estratégias, controlar e fiscalizar a execução da política estadual de saúde, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, conforme prevê a Lei nº 8.142/1990.

No Comitê de Mortalidade Materna de Criciúma, a Enfermeira Fiscal do Coren/SC Daiane Leandro Freitas contribuiu para elaboração da Cartilha “Orientações: o antes, o durante e o depois da gravidez”, destinada às mulheres residentes na cidade. A publicação contempla 2 dos 8 objetivos do milênio: reduzir a mortalidade infantil e melhorar a saúde das gestantes.

Os representantes do Coren/SC nos Conselhos e Comitês são nomeados oficialmente pela Presidente do Coren/SC para compor esses órgãos.

ÓrgãoRepresentante
Conselho Estadual de SaúdeTitular: Helga Regina Bresciani
Comitê de Mortalidade Materna de CriciúmaTitular: Daiane Leandro Freitas
Comitê Objetivos do Desenvolvimento do Milênio – Juntos Somos Mais (ODM)Titular: Daiane Leandro Freitas
Comitê de Mortalidade Materno, Infantil e Fetal de FlorianópolisTitular: Rafaela Serpa
Conselho Municipal Antidrogas de Chapecó -COMADTitular: Otília Cristina Coelho Rodrigues
Suplente: Manira Schmitz
Conselho Municipal de Saúde de ChapecóEm processo de eleição.
Conselho Municipal de Saúde de Cocal do SulTitular: Gilmara Correa Viel
Conselho Municipal de Saúde de CriciúmaTitular: Ioná Vieira Bez Birolo
Suplentes: Francielle Lazzarim de Freitas Gava e Jaíne Rodrigues da Luz
Conselho Municipal de Saúde de ItajaíTitular: Leide D. Caetano