Coren-SC reúne cerca de 250 Enfermeiros Responsáveis Técnicos no 3º Encontro Estadual de RTs, em Florianópolis

Profissionais passam por dois dias de debates e oficinas sobre a Responsabilidade Técnica na Enfermagem

Florianópolis recebe, nesta segunda e terça-feira (18 e 19), o 3º Encontro Estadual de Enfermeiros Responsáveis Técnicos de Santa Catarina. Desde o extremo oeste até o litoral, cerca de 250 profissionais de todas as regiões do estado representam seus municípios e demais instituições.

O evento é organizado pelo Coren-SC, e encerra uma série de encontros que começaram em março de 2024. Ao longo do ano, cada região do estado recebeu seu próprio encontro regional, para que todos os profissionais pudessem participar.

Confira como foi cada Encontro Regional de Enfermeiros RTs de 2024:

Encontros RTs 2024

Local:Data:Confira aqui mais detalhes de cada edição:
Caçador11/04 Após sucesso em 2023, Coren-SC retoma encontros de RTs em 2024 com 1ª etapa em Caçador
Criciúma13/06 Criciúma recebe a 2ª etapa do Encontro de Enfermeiros Responsáveis Técnicos de 2024 do Coren-SC
Joinville18/06 3ª etapa do Encontro de Enfermeiros RTs do Coren-SC em 2024 reúne 60 profissionais em Joinville
Chapecó09/07 80 Enfermeiros RTs da Região Oeste realizam encontro na Udesc, em Chapecó
Florianópolis18/07 Encontro de Enfermeiros RTs da Grande Florianópolis reúne cerca de 70 pessoas, no Senac
Lages13/08Com público expressivo na Serra, Coren-SC realiza etapa regional do Encontro de RTs em Lages
Blumenau22/08Com mais de 100 participantes Coren-SC finaliza Encontros Regionais de RTs em Blumenau
Etapa Estadual 18 e 19 de NovembroCoren-SC reúne cerca de 250 Enfermeiros Responsáveis Técnicos no 3º Encontro Estadual, em Florianópolis

No início do primeiro dia de evento, a mesa de autoridades foi liderada pela Presidente do Coren-SC, Maristela Azevedo. Ela destacou a importância dos profissionais aproveitarem a experiência para trocar ideias com colegas RTs de outras regiões. “Espero que nessas oficinas, a gente converse com nosso colega. Temos muito a aprender com as pessoas que não conhecemos, que vem de outras realidades, outras instituições”, disse Maristela. Também compuseram a mesa:

  • Dr. Gilmar Junior – Deputado Estadual por Pernambuco e Presidente do Coren-PE
  • Helen Schmitt – Chefe de Divisão de Fiscalização do Coren-SC
  • Tatiana Melo – Chefe do Departamento de Gestão do Exercício Profissional do Cofen

Em seus discursos, as três autoridades reforçaram sobre a magnitude e importância do Enfermeiro RT em defesa de uma enfermagem mais qualificada:

“Esse grupo que está aqui é um grupo que faz a diferença. Esse evento coroa um trabalho que iniciou lá em março. Que tenhamos dois dias maravilhosos e consigamos trabalhar a melhora da enfermagem em Santa Catarina. Seja todos muito bem-vindos”, disse Helen Schmitt, que lidera a divisão de fiscalização do Coren-SC.

Gilmar Junior, que compõe a Câmara de Deputados do Estado do Pernambuco, também preside o Coren pernambucano. Gilmar destacou que os laços que aproximam o Coren-PE e o Coren-SC estão cada vez mais apertados:

“Esse intercâmbio é muito positivo, nossa agenda não é fácil. Esse encontro de RTs é emblemático para o Brasil inteiro. É uma honra saber que a enfermagem de Santa Catarina é extremamente valorizada pelo seu conselho”, disse Gilmar.

Atividades científicas debatem sobre tópicos importantes para os RTs

Drª Tatiana Melo Guimarães, do Cofen, foi a primeira a palestrar. Em sua conferência, apresentou a proposta do Sistema Cofen/Coren para os próximos anos. Tatiana destacou sobre as oportunidades que o Cofen oferta para os profissionais, como o Cofen Play e o Inova-E.

O Cofen está realizando uma revisão do Código de Ética de Enfermagem. Tatiana também destacou sobre a importância de eventos e projetos voltados para a ética da enfermagem em todo o Brasil:

“Precisamos trabalhar a cultura de ética dentro das instituições. As CEEs são uma peça fundamental pra trabalharmos essa cultura. Só assim vamos avançar no respeito e na dignidade da nossa profissão”, comentou Tatiana.

Na sequência, Ravena Ferreira do Nascimento, do Coren-AC/Cofen liderou uma atividade chamada: “Planejamento e programação em enfermagem: O que é preciso fazer?”. Uma atividade voltada exclusivamente para os RTs, que oportunizou com que os responsáveis técnicos e enfermeiros fiscais do Coren-SC tirassem dúvidas sobre as diretrizes do Cofen.

Durante a tarde, a 1ª Secretária do Coren-SC, Silvana Benedet, liderou uma atividade sobre o Processo de Enfermagem. Ao lado de Silvana, palestraram as enfermeiras e professoras Dulcineia Schneider e Beatriz Schumacher.

As três apresentaram referenciais teóricos sobre as linguagens, diagnósticos e indicadores utilizados pelos profissionais de Enfermagem. O Coren-SC desenvolveu, ao longo de 2024, um curso de aprimoramento do Processo de Enfermagem. Foram realizadas capacitações online e presenciais em grupos. Ao todo, foram cinco turmas divididas nas seguintes cidades: Jaraguá do Sul, Florianópolis, Tubarão, Lages e Videira.

Confira como foi a capacitação presencial dos Processos de Enfermagem

Procurador do Coren-SC, Leonardo Longo falou sobre Responsabilidade Civil do Enfermeiro RT

Ao final do dia, o procurador do Departamento Jurídico do Coren-SC, Leonardo Longo, realizou uma apresentação aos profissionais sobre Responsabilidade Civil do Enfermeiro RT. Leonardo expandiu os conceitos de responsabilidade civil, ética, penal/criminal e administrativa. Dentro da responsabilidade civil, distinguiu a responsabilidade objetiva e subjetiva.

Na sequência, abordou os temas negligência, imprudência e imperícia, falando sobre exemplos específicos voltados ao dia a dia da enfermagem. A atividade provocou um debate entre os profissionais, que puderam tirar dúvidas legais sobre suas atribuições, encerrando o primeiro dia de evento.

Segundo dia divide RTs em Grupos de Trabalho

No início da terça-feira, no 2º dia de evento, os profissionais foram divididos em diferentes grupos de trabalho. Baseado em cada área de atuação, puderam rever a RESOLUÇÃO COFEN Nº 727, de 27 de Setembro de 2023.

A resolução institui os procedimentos necessários para concessão, renovação e cancelamento do registro da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), pelo Serviço de Enfermagem, e define as atribuições do Enfermeiro Responsável Técnico (ERT).

“Esses debates foram fundamentais porque tudo o que foi discutido aqui, será direcionado para um caderno elaborado pelo Coren-SC chamado “Coren-SC Orienta”, comentou Helen Schmitt, coordenadora do evento.

Neste momento, os profissionais tiveram um momento de troca entre seus pares, conhecendo a realidade da responsabilidade técnica em variadas instituições e municípios de Santa Catarina. Durante a tarde, cada grupo apresentará os resultados das discussões para os demais colegas.

Confira algumas fotos do Encontro: