Mais de 100 Comissões de Ética de Enfermagem de Santa Catarina se reúnem em encontro histórico, em Florianópolis

Encontro Estadual Comissões de Ética de Enfermagem de 2024 reúne cerca de 260 profissionais de todo o estado catarinense

Nos dias 17 e 18 de outubro, o Coren-SC realiza o maior encontro de Comissões de Ética de Enfermagem de Santa Catarina. O evento acontece em Florianópolis, na capital catarinense, e reúne enfermeiros, técnicos e auxiliares de todo o estado. Todos os participantes integram Comissões de Ética de Enfermagem (CEEs) pelo estado, e aproveitam os dois dias de palestras, debates e trocas de experiências.

Em sua fala de abertura, a Presidente do Coren-SC, Maristela Azevedo comemorou a massiva presença e participação dos profissionais:

“Durante os anos em que dei aula, eu encorajava os alunos a participarem dos ambientes políticos, participarem das atividades e eventos do Coren-SC, da Aben-SC. Assim vocês terão um horizonte maior do coletivo dessa categoria. As pessoas as vezes desconhecem a beleza da sua profissão”, comentou Maristela.

Compuseram a mesa de autoridades, na abertura do evento, além de Maristela, o Dr. Alberto Jorge Cabral, assessor legislativo do Conselho Federal de Enfermagem, Henrique Manoel Alves – Conselheiro e 2º Tesoureiro do Coren-SC, e Maria Elizabeth Kleba da Silva, coordenadora da Comissão de Ética do Coren-SC.

Assessor legislativo do Cofen, Alberto Cabral compôs a mesa de autoridades, na abertura do evento

Assessor legislativo do Cofen, Alberto Cabral destacou os impactos positivos que um evento desta magnitude tem na profissão:

“Esse evento vai repercutir em todo o sistema cofen. Agradeço imensamente pelo convite. Nossos conselhos profissionais tem uma importância tremenda”, comentou.

Na manhã de quinta(17), após a abertura do evento, a professora Flávia Ramos, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), fez uma apresentação com um aprofundamento sobre os “Desafios das Comissões de Ética frente aos problemas ético-disciplinares e processos de deliberação moral”. A apresentação foi elogiada pelos participantes, que fizeram indagações e participações, contando um pouco de suas realidades.

Professora da UFSC, Flávia Ramos falou sobre desafios das Comissões de Ética frente a problemas ético-disciplinares.

Durante a tarde, os profissionais se dividiram em 24 grupos para debater estudos de caso sobre denúncias éticas. Os profissionais realizaram debates e comentaram sobre as deliberações de cada caso com os colegas dos demais grupos. Durante o exercício, utilizaram cartazes e papéis coloridos colados na parede com palavras e conclusões sobre o caso