Enfermeira Euseli de Assis Batista é a homenageada de Santa Catarina do Prêmio Anna Nery 2024

Nesta terça-feira (17) a Enfermeira Euseli de Assis Batista recebeu o Pêmio Anna Nery 2024. A cerimônia ocorreu em Recife-PE, onde está acontecendo o 26² CBCENF. Ela foi a indicada de Santa Catarina para o prêmio que entregou mais 26 homenagens para os outros Estados da Federação. Euseli foi indicada pelo Plenário do Coren-SC e recebeu o prêmio das mãos da Presidente do Coren-SC, Maristela Azevedo, e da Conselheira Federal Helga Bresciani.

Euseli concluiu o Curso de Graduação em Enfermagem pela UFSC em 2005 e o Curso de Mestrado Profissional em Gestão do Cuidado em Enfermagem, também pela UFSC, em 2022. É pós-graduada (especialização) em Enfermagem e Emergência, pela Univali em 2010; em Transporte Aeromédico pela Universidade Positivo Curitiba-PR, em 2010; e Enfermagem Aeroespacial pela Associação Brasileira de Enfermagem Aeroespacial – ABRAERO, em 2022.

Atualmente, é funcionária pública da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, atuando como enfermeira de vôo no Batalhão de Operações Aéreas do SAMU Aeromédico de Santa Catarina e como enfermeira da Emergência do Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis. Participou da implantação do serviço de transfusão de sangue total dos Arcanjos, sendo o cumprimento das exigências junto a vigilância sanitária um requisito fundamental. O convênio com o Hemosc foi assinado em julho de 2021 e a primeira transfusão aconteceu em julho de 2022.

“É uma grande honra para o Coren-SC estar prestando homenagem para uma profissional tão dedicada e que realiza um serviço tão corajoso e importante para Santa Catarina. A sua coragem, determinação e conhecimento está abrindo portas para a Enfermagem e salvando vidas. Todos os anos, quando escolhemos quem homenagear no Prêmio Anna Nery buscando trazer alguém que represente e orgulhe a Enfermagem catarinense e a Euseli é exemplo disso”, destacou.

O SAMU Aeromédico em Santa Catarina é a primeira agência transfusional no Brasil que tem o sangue armazenado fora do ambiente hospitalar, respeitando as exigências do Hemosc e da Vigilância Sanitária. Santa Catarina deu o título ao Brasil por ser o quarto país no mundo a transfundir o sangue total, juntamente com Estados Unidos, Noruega, Israel e agora Santa Catarina-Brasil.