Com público expressivo na Serra, Coren-SC realiza etapa regional do Encontro de RTs em Lages


As temperaturas negativas da serra catarinense não afastaram o público do Encontro de RTs de Lages, que lotou o auditório o evento. Ao todo cerca de 60 profissionais estiveram presentes no evento. Na abertura, as boas-vindas do Coren-SC foram realizadas pela Conselheira Denise Thum. Completaram a mesa a Secretária de Saúde de Lages, Enfermeira Odila Waldrich, e a Presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde de Lages e Região, Maria Goretti de Arruda.

“O trabalhador precisa sentir essa presença do Coren, por isso é tão importante a realização desses eventos aqui na nossa região. Além disso as fiscais de Lages tem uma participação muito importante na orientação, o que é fundamental para os trabalhadores e trabalhadoras”, destacou Maria Goretti.

“A gente sabe que os enfermeiros possuem uma grande sobrecarga de trabalho, por isso é muito importante a realização desse tipo de evento, onde discutimos a rotina e a legislação que envolve a responsabilidade técnica. Parabéns ao Coren-SC por ter essa visão de criar espaços para debatermos a nossa profissão”, destacou Odila.

Após a mesa de abertura, a conselheira Denise Thum realizou a palestra sobre as Perspectivas da Enfermagem Catarinense. Durante sua fala, a Conselheira esclareceu e apresentou algumas ações do Coren-SC ao longo do últimos anos, além de ressaltar a importância de espaços como o Encontro de RTs.

“O Coren-SC não tem como função apenas cobrar anuidade e fiscalizar a profissão. O Coren-SC tem uma missão com a enfermagem catarinense de orientação e integração entre os profissionais, por isso estamos realizando esses encontros, deixando o Coren-SC mais próximo dos profissionais”, afirmou.

Na sequência, Denise também fez uma fala sobre a Responsabilidade Ético Civil do Enfermeiro. A Conselheira destacou a importância dos profissionais conhecerem a legislação e realizarem a anotação e o registro de todas as suas atividades. Denise também apresentou conceitos fundamentais para a responsabilidade civil como imperícia, imprudência e negligência.

Ainda pela amanhã a Enfermeira Fiscal da região de Lages Giana Poettini palestrou sobre as mudanças da Resolução 727/2023 que regulamenta a atuação dos RTs. Edna destacou pontos como o Enfermeiro RT interino e explicou sobre a Certidão de Responsabilidade Técnica, além de auxiliar os profissionais com as dúvidas apresentadas.

Mesa Redonda

Na parte da tarde foi realizada uma Mesa Redonda que discutiu a rotina dos Responsáveis Técnicos. A mesa foi mediada pela Enfermeira Fiscal Lilian Heizen. A mesa teve a participação da RT de Área Técnica da SMS de Lages, Bianca Camargo, e da RT Assistencial do Hospital e Maternidade Tereza Ramos, Mireli Crestani.

Além de apresentarem suas realidades, as profissionais também inspiraram os cerca de 60 presentes a expor seus desafios, dificuldades e ao mesmo tempo suas realizações como responsáveis técnicos. A conclusão foi que apesar de muitas dificuldades, a tarefa de ser RT pode transformar a realidade de uma instituição e consequentemente auxiliar todos os pacientes atendidos por ela.

RTs e a Comissão de Ética

No final do evento, também foi abordado a relação das Comissões de Ética com os Enfermeiros RTs. O tema ficou por conta do Técnico de Enfermagem, Conselheiro e Integrante da CEC do Coren-SC, Junior Wolff. Na ocasião o Conselheiro explanou sobre o processo de criação de uma comissão de ética de enfermagem, sua função, e explicou que ela pode ser uma aliada dos próprios RTs.

“Muitas das funções que muitas vezes que os RTs abraçam podem ser repassadas para a Comissão, especialmente no que diz respeito à mediação de conflitos e de orientação sobre o código de ética da Enfermagem”, explicou Júnior.

CONFIRA AS FOTOS DO ENCONTRO DE RTs DA REGIÃO DE LAGES