80 Enfermeiros RTs da Região Oeste realizam encontro na Udesc, em Chapecó

A responsabilidade técnica para enfermeiros foi mais uma vez tema de pauta no Oeste Catarinense. O Encontro Regional de Enfermeiros RTs reuniu cerca de 80 pessoas no auditório da Udesc, no Centro de Chapecó. Ao longo da manhã e tarde de terça-feira (9), os profissionais puderam acompanhar palestras e apresentações sobre temas relacionados ao seu dia a dia, além de participarem de debates sobre o papel do RT.

Na mesa de abertura, no início da manhã, participaram as seguintes autoridades:

• Maria Cristina Berta – Conselheira do Coren-SC, representando a Presidente do Coren-SC, Maristela Azevedo
  • Fábio Ramos Nunes – Presidente do Sindicato de Trabalhadores em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Chapecó e Região (SITEESCH)
  • Carise Schneider – Enfermeira da SMS de Chapecó, representando o Secretário Municipal de Saúde
  • Fernanda Metelski – Enfermeira representante da Enfermagem da Udesc de Chapecó

Maria Cristina Berta, conselheira do Coren-SC, representou a presidente do Conselho, Maristela Azevedo e agradeceu a presença de tantos profissionais de diferentes municípios do Oeste Catarinense. Ela realizou uma apresentação sobre as missão, visão e valores do Coren-SC, com números atualizados de profissionais e um escopo da atuação do conselho em âmbito estadual.

Fábio Nunes Ramos, o Fabinho da Saúde, Presidente do SITEESCH, falou sobre a valorização da profissão em sua fala de abertura:

“Muitas instituições não valorizam o Piso da Enfermagem no brasil. Temos muitas regiões desse pais que com defasagem de salario. Isso mostra o quanto não somos valorizados e respeitados na sociedade”, comentou.

Enfermeira da Udesc e anfitriã do evento, Fernanda Metelski comemorou a oportunidade do encontro: “O Coren-SC sempre desenvolve atividades de capacidade e essa é uma grata oportunidade de poder participar e contribuir com o desenvolvimento da enfermagem. A UDESC recebe a todos com muito carinho e de portas abertas”, disse Fernanda.

Após a mesa de abertura, a conselheira do Coren-SC na Região Oeste, Poliana Weber, realizou a palestra “A Responsabilidade civil do RT”, apresentando casos práticos para fomentar as discussões entre os RTs. O grupo debateu sobre conceitos como imperícia, imprudência e negligência.

Roda de Conversa e CEC

A parte da tarde iniciou com uma roda de conversa mediada pela fiscal Carolise Ana Basso, onde 3 Enfermeiras RTs puderam compartilhar o seu dia a dia como RT e suas experiências. A roda de conversa estimulam a discussão entre as diferenças e as semelhanças entre os tipos de RTs (Ensino, Assistencial e de Gestão de Área Técnica). Participaram as seguintes profissionais:

• Dra Enf Tania Maria Tacca Zunkowski – enfermeira RT da Gestão Assistencial no Hospital Regional do Oeste
  • Dra Enf Eliane Hilhesheim – enfermeira da gestão de área técnica na Cooperativa Central Aurora Alimentos de Chapecó
  • Dra Enf Ediane Ragnini – enfermeira da gestão de ensino na instituição Geração Prime Cursos Técnicos e Profissionalizantes.

Para finalizar o dia, a Coordenadora da Comissão de Ética do Coren-SC (CEC), Maria Elisabeth (Lisa) Kleba realizou uma apresentação sobre a relação dos Enfermeiros RTs com as Comissões de Ética. A Coordenadora da CEC destacou a importância da participação do RT, não só no processo eleitoral, mas prestando suporte às atividades da CEC.

A próxima etapa, ocorrerá em Florianópolis, no dia 18 de julho. Na sequência, Lages receberá os RTs de sua região no dia 13 de agosto. A última etapa dos encontros Regionais será em Blumenau. Essas são todas as etapas regionais, que elegem delegados para a etapa Estadual do encontro, no final do ano.

Confira mais fotos do evento: