Encontro de Comissões de Ética de Enfermagem 2024 – Etapa Chapecó

Na última semana (18), a Comissão de Ética do Coren-SC, realizou o Encontro Regional de Comissões de Ética de Enfermagem (CEEs), em Chapecó. O Encontro, realizado no Auditório da Udesc, foi o sétimo e último dos encontros regionais promovidos neste ano em Santa Catarina, os quais se constituem importante etapa preparatória para o Encontro Estadual de CEEs, a ser realizado em 17 e 18 de outubro, na Região da Grande Florianópolis.

A Conselheira Poliana Weber Fontana esteve presente no evento, saudando os participantes em nome da Gestão do Coren-SC. Ainda, participaram a Conselheira Marilene Cagol Salles, que também é membro da Comissão de Ética do Coren-SC (CEC), a Enfermeira Maria Elisabeth Kleba, Coordenadora da CEC, e as fiscais do Conselho na Região de Chapecó: Angela Maria Toqueto e Carolise Ana Basso.

Representando o Curso de Enfermagem da Udesc, a Enfermeira Kiciosan Galli, coordenadora do Curso, acolheu os participantes e destacou que a Udesc está a disposição para parcerias na realização de atividades em prol da Enfermagem.

Ao todo, participaram 41 profissionais, representando 13 das 14 instituições com Comissão de Ética de Enfermagem implantada na Região. Ao todo, participaram 26 enfermeiros, 14 técnicos e um auxiliar de enfermagem. Um dado muito significativo foi o aumento da participação dos técnicos de Enfermagem, comparado ao Encontro realizado em 2023 na Região: de 25,7% passou para 34% em 2024. “Isso é essencial para fortalecer a atuação efetiva das CEEs nas instituições”, comentou a Enfermeira Maria Elisabeth Kleba, Coordenadora da CEC do Coren-SC.

Ao todo, participaram 41 profissionais de enfermagem representando 13 instituições da Região Oeste

A programação contou com a fala das fiscais Angela e Carolise sobre Registros de Enfermagem e implicações para o exercício ético de Enfermagem. A Coordenadora da Comissão de Ética do Coren-SC, Maria Elisabeth Kleba, apresentou o fluxo dos procedimentos e possíveis encaminhamentos a serem realizados pelas Comissões de Ética de Enfermagem diante das denúncias, destacando a importância do sigilo e do respeito a ser garantido à todos os envolvidos no processo.

Um momento muito rico no Encontro foi o trabalho em grupos envolvendo os participantes, quando estes puderam compartilhar dificuldades, mas também relatar as iniciativas que vem sendo desenvolvidas pelas CEEs nas instituições. Entre os desafios, foram destacados a disponibilidade de tempo e o conhecimento necessário para a CEE desenvolver suas atividades, além do apoio da gestão, garantindo maior autonomia e recursos na instituição. Dentre as iniciativas valorizadas, entre outras, os participantes referiram: estratégias de divulgação da CEE para uma maior compreensão dos colaboradores sobre seu papel; diversos canais de comunicação que facilitam o registro de denúncias e o envio de sugestões; e, o planejamento anual, viável e incluindo momentos de estudo para capacitação da CEE e a promoção de ações educativas e de orientação na instituição.

Na avaliação dos participantes, o encontro foi muito produtivo; além da oportunidade de trocar experiências, agregou conhecimentos de grande valia para fortalecer a atuação das Comissões de Etica de Enfermagem nas instituições.

Do Encontro participaram profissionais de Enfermagem membros das CEEs, enfermeiros Responsáveis Técnicos das seguintes instituições:

Chapecó

  • Hospital da Criança (1)
  • Hospital Regional do Oeste (6)
  • Hospital Unimed (1)
  • Secretaria da Saúde (4)
  • UPA (2)

Concórdia

  • Hospital São Francisco (2)
  • Secretaria Municipal de Saúde (5)

Peritiba

  • Associação Beneficente Hospitalar São Camilo (1)

São Lourenço do Oeste

  • Secretaria Municipal de Saúde (3)

São Miguel do Oeste

  • Hospital Regional Teresinha Gaio Basso (3)

Seara

  • Hospital São Roque (1)

Xanxerê

  • Hospital Regional São Paulo (4)
  • Secretaria de Saúde (4)

Confira mais fotos do Encontro