Enfermeiros Responsáveis Técnicos da região de Criciúma se reuniram nesta quinta-feira (13) em Criciúma para debater sobre suas áreas e atuações. O encontro, que ocorreu no auditório Ruy Hulse, na Unesc, é realizado pelo Coren-SC em todas as regiões catarinenses. A presidente do Coren-SC, Maristela Azevedo realizou a abertura do evento, destacando o quadro atual de  profissionais atuando em cargos de liderança e gestão:

“Esse encontro é feito para vocês. A região Sul do Estado tem uma grande importância para a saúde de catarinense. E nesse sentido ficamos muito contentes com jovens enfermeiros RTs assumindo um papel de liderança em suas instituições. Parabéns a todos e colocamos o Coren-SC à disposição para tudo que precisarem”, destacou Maristela

Pró-reitor de Administração e Finanças e professor do curso de Enfermagem da Unesc, José Otávio Feltrin também falou durante a abertura do evento. Feltrin parabenizou o Coren-SC pela iniciativa, pelo protagonismo do Enfermeiro RT: “Antes a gente não se sentia valorizado e agora esse tipo de iniciativa mostra a importância e a necessidade de um Conselho atuante”, disse.

Após a mesa de abertura, a vice-presidente do Coren-SC, Sandra Regina da Costa, realizou a palestra “A Responsabilidade civil do RT”, apresentando casos práticos para fomentar as discussões entre os RTs. O grupo debateu sobre conceitos como imperícia, imprudência e negligência.

“Todos os enfermeiros têm um papel importante em sua responsabilidade civil, porém isso fico ainda mais escancarado para os RTs. E claro, é um desafio porém o RT pode ser um facilitador e através do estímulo de algumas iniciativas como programas de capacitação e instalação de comissão de ética, é possível amenizar esses desafios e tornar o trabalho do RT mais eficiente e ainda evita que o Coren-SC receba inúmeros processos éticos sem necessidade”, explicou Sandra.

Após a palestra de Sandra, diversos Enfermeiros RTs aproveitaram o momento para tirar suas dúvidas e parabenizar o Coren-SC pelas suas iniciativas. Foi o caso de Marli Rafael, Enfermeira RT do Hospital Nossa Senhora da Conceição, de Tubarão: “É muito importante esse movimento que o Coren-SC está fazendo. Em nosso Hospital desde 2020 fazemos questão de ter um Conselheiro na Gestão, pois valorizamos essa questão da liderança além do fato de ter um integrante do Coren-SC em nosso hospital é de grande valia para nossa instituição”, comentou.

No final da manhã, a Enfermeira Fiscal da região de Criciúma Edna de Souza palestrou sobre as mudanças da Resolução 727/2023 que regulamenta a atuação dos RTs. Edna destacou pontos como o Enfermeiro RT interino e explicou sobre a Certidão de Responsabilidade Técnica, além de auxiliar os profissionais com as dúvidas apresentadas.

Mesa redonda

Um dos pedidos dos Enfermeiros que participaram no último ano foi a realização de momentos de debate. Nesse sentido, foi promovida uma mesa redonda mediada pela Enfermeira Fiscal Daiane Leandro de Freitas que discutiu as diferentes rotinas dos Enfermeiros RTs da região. Ao todo foram 3 participantes:

– Lucas Côrrea, Enfermeiro RT de Ensino da Unibave, em Orleans;
– Vanessa Machado da Silva Cardoso, Enfermeira RT de Gestão de Área Técnica do HMISC, em Criciúma;
– Emanuele Cristina Girelli, Enfermeira RT Assistencial da SMS de Cocal do Sul.

Após o debate foi realizada a última palestra do dia. A fala foi ministrada pelas Conselheiras e integrantes da Comissão de Ética do Coren-SC, Mira Dagostin e Eliane Joaquim Goulart. Na fala, as integrantes da CEC destacaram o papel do RT na promoção das Comissões de Ética de Enfermagem das instituições.

Enfermeiros Responsáveis Técnicos

Os RTs são Enfermeiros que atuam em cada instituição, vinculados ao Conselho Regional de Enfermagem de seu estado. Hoje, essa atuação é regulamentada pela Resolução 727/2023, do Cofen. O evento é voltado exclusivamente para Enfermeiros que atuam na Responsabilidade Técnica, e por isso a inscrição e participação ocorrem por meio de um formulário interno, enviado para estes profissionais. Confira o calendário dos Encontros de RTs para 2024:

Encontros RTs 2024

Local:Data:Confira aqui mais detalhes de cada edição:
Caçador11/04 Após sucesso em 2023, Coren-SC retoma encontros de RTs em 2024 com 1ª etapa em Caçador
Criciúma13/06 Criciúma recebe a 2ª etapa do Encontro de Enfermeiros Responsáveis Técnicos de 2024 do Coren-SC
Joinville18/06 3ª etapa do Encontro de Enfermeiros RTs do Coren-SC em 2024 reúne 60 profissionais em Joinville
Chapecó09/07
Florianópolis18/07
Lages13/08
Blumenau
Etapa Estadual