Presidente do Coren-SC participa de palestra sobre governança pública com Ministro do TCU

Em palestra sobre governança pública dirigida aos presidentes, conselheiras, conselheiros e assessores técnicos do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem, o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Augusto Nardes falou sobre a necessidade de transformar o país de uma forma técnica, para promover o desenvolvimento da sociedade. Representando o Coren-SC, a presidente Maristela Azevedo também participou da atividade.

“As catástrofes naturais que destroem cidades, estados e países inteiros ao redor do mundo alertam os gestores públicos de todo o planeta sobre a necessidade de uma nova governança global, com foco no planejamento de ações estratégicas de desenvolvimento e na gestão efetiva de riscos, para proteger a população, a saúde pública e a vida como um todo”, pontuou Nardes.

Em sua exposição, o ministro reconheceu que não é possível evitar que problemas aconteçam, pois são naturais do processo, mas é possível avaliar e monitorara situação para minimizar danos e efeitos negativos sobre a coletividade. “Na calamidade que atinge Porto Alegre neste momento, identificamos que apenas quatro de 23 bombas de drenagem estavam funcionando. É uma falha da prefeitura, que não avaliou e nem monitorou a situação. Evidentemente, não seria possível impedir a enchente, mas seria possível minimizar os danos se o gestão tivesse sido feita da maneira correta”, disse.

Presidente do Coren-SC, Maristela Azevedo recebeu o livro “Da governança à esperança”, do Ministro do TCU Augusto Nardes

Segundo o TCU, o Cofen é exemplo de governança, gestão de riscos e transparência entre os conselhos profissionais. A autarquia inclusive recebeu o selo do Programa de Prevenção à Corrupção outorgado pelo Tribunal às instituições de excelência em gestão pública. “Como órgão regulador da ética profissional, temos obsessão pela legalidade e trabalhamos estritamente dentro dos limites legais para entregar serviços públicos de qualidade à sociedade brasileira. Estou certo de que estamos fazendo o nosso papel e contribuindo para o desenvolvimento do país”, destacou o presidente do Cofen, Manoel Neri.

Para Nardes, estratégia é importante, mas não funciona sem liderança. “O papel de líder desempenhado pelo presidente do Cofen Manoel Neri se reflete diretamente nos excelentes resultados que são alcançados pelos Conselhos de Enfermagem. Sem isso, apenas um bom projeto não basta. Então, os gestores públicos precisam ter ciência dessa responsabilidade e assumir a posição que se requer”, finalizou.

Confira mais fotos da atividade: