Coren-SC se reúne com Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSC e discute ações voltadas ao Mestrado e Doutorado profissional

Nesta segunda-feira (3) o Coren-SC se reuniu com representantes do Programa de Pós-Graduação em Gestão do Cuidado de Enfermagem da UFSC (PPGENF-UFSC). A reunião teve como objetivo aproximar as instituições e discutir possibilidades de parcerias futuras, especialmente em ações voltadas ao Mestrado e Doutorado Profissional.

O Coren-SC foi representado pela Presidente Maristela Azevedo e pela Chefe de Gabinete Claudia Crespi Garcia. Já pelo Programa de Pós-Graduação estiveram presentes as Professoras Dras. Aline Lima Pestana Magalhães; Jane Cristina Anders; Juliana Balbinot Reis Girondi; e Lucia Nazareth Amante (Coordenadora).

Durante o encontro o Conselho apresentou suas ações de qualificação como Encontro de RTs, palestras e o Curso de Aprimoramento de Processo de Enfermagem, enquanto o PPGENF-UFSC trouxe um panorama do cenário de pós-graduação profissional, explicando seus desafios e potencialidades.

“O Coren-SC enxerga a qualificação profissional como fundamental para que os profissionais de Enfermagem se consolidem como protagonistas. Por isso o Coren-SC tem promovido diversos cursos, encontros, palestras e outros eventos reforçando a importância dessa qualificação, seja um curso de especialização, uma pós-graduação ou até mesmo incentivando programas de educação permanente dentro das instituições. Inclusive as instituições precisam entender que ao liberar um profissional para uma qualificação, elas estão na verdade melhorando o seu quadro profissional e consequentemente trazendo um retorno para o seu processo de trabalho”, afirmou a presidente do Coren-SC, Maristela Azevedo.

Atualmente o PPGENF-UFSC possui um Curso de Mestrado Profissional em “Gestão do Cuidado em Saúde e Enfermagem” e um Curso de Doutorado Profissional em “Gestão do Cuidado Profissional”. O programa também conta com uma parceria CAPES/COFEN que promove um apoio financeiro para realização dos cursos.

“A Enfermagem é uma área muito rica em conhecimento. Então é comum vermos em diversas instituições profissionais que conseguem soluções, muitas vezes dando aquele jeitinho para melhorar os processo de trabalho. Por isso eu digo que precisamos trazer ciência para a gambiarra. Dessa forma, conseguimos testar as hipóteses, validar os métodos e até mesmo conseguir replicar aquilo que está sendo feito em uma instituição para outros locais. É por essa proximidade com as atividades do dia a dia que cada vez mais os Enfermeiros têm procurado os mestrados e doutorados profissionais”, explicou a Coordenadora do PPGENF-UFSC, Lucia Nazareth Amante.

Confira as fotos da reunião: