Encontro de Comissões de Ética de Enfermagem 2024 – Etapa Grande Florianópolis

Cerca de 70 membros de comissões de ética, entre enfermeiros e técnicos de enfermagem, participaram do Encontro

A Univali – Campos Biguaçu, recebeu, na quarta-feira (22), a 4ª etapa dos Encontros Regionais de Comissões de Ética de Enfermagem de 2024. O evento foi realizado pelo Coren-SC por meio da Comissão de Ética de Enfermagem do Coren-SC (CEC). Ao todo, serão sete etapas realizadas em todas as regiões de Santa Catarina.

O Conselho foi representado por sua presidente, Maristela Azevedo, e pelos integrantes da CEC, o conselheiro Euclides da Cunha, a Chefe do Departamento de Fiscalização Karla Barzan, além da enfermeira Tânia Rebelo.

Além delas, a Enfermeira Fiscal de Florianópolis, Jennifer Nesso também esteve presente no evento. Cerca de 70 profissionais participaram desta etapa, representando diversos municípios da Região.

Mesa de Abertura

Após os presentes assistirem a vídeos institucionais do Coren-SC sobre a força da enfermagem, compuseram a mesa as seguintes autoridades:

• Maristela Azevedo – Presidente do Coren-SC
  • Euclides da Cunha – Conselheiro do Coren-SC e membro da Comissão de Ética de Enfermagem do Coren-SC
  • Magali Prazeres – Secretária de Saúde do Município de Biguaçu
  • Rita Teixeira Rangel – Coordenadora de Enfermagem UNIVALI

Euclides da Cunha é Conselheiro do Coren-SC e enfermeiro do Município de Biguaçu

Presidente do Coren-SC, Maristela lembrou a cerimônia de posse de Comissão de Ética realizada em Biguaçu, em março de 2022.

“Uma das primeiras posses de CEEs que eu vim pelo Coren-SC foi a de Biguaçu. Me lembro bem daquela posse em 2022, todos de máscara, nós retomando após a pandemia. Foi um momento importante, assim como é esse Encontro Regional de hoje. Aproveitem muito, esse espaço de trocas é muito importante para a nossa profissão”, disse

Euclides da Cunha, Conselheiro do Coren-SC e integrante da CEC do Coren-SC também falou na abertura:

“Cumprimento a todos que se empenharam a estar aqui pra conversarmos um pouco sobre ética e trocarmos experiências. Hoje sou conselheiro do Coren-SC e membro da CEC. Prestamos assessoria e orientações às comissões de ética nas quais vocês pertencem. Reformulamos essa nova gestão e estamos alcançando cada cantinho do estado, de norte a sul, do litoral ao extremo oeste.”

Secretária de Saúde de Biguaçu, Magali Prazeres agradeceu ao Coren-SC pela parceria:

“Preciso ressaltar o comprometimento dos profissionais de enfermagem na entrega do serviço no nosso município. Falo desse tema com muito carinho e orgulho. O Coren de uns anos pra cá tem adotado posturas que nos fortalece no reconhecimento profissional, como a luta pelo piso salarial. Essas conquistas tem muito mérito do nosso conselho de classe que nos representa com muito respeito e muito trabalho”, destacou.

Secretária de Saúde de Biguaçu, Magali Prazeres enalteceu a atuação do Coren-SC

Atividades específicas para Comissões de Ética:

Na sequência, a enfermeira fiscal do Coren-SC, Jennifer Nesso, ministrou uma fala sobre a importância do Registro de Enfermagem feito de maneira correta. Termos, siglas, prontuários padronizados fazem parte do dia a dia da profissão, e a utilização do padrão adequado de registro auxilia o trabalho tanto dos enfermeiros e técnicos, quanto dos fiscais do Coren-SC.

Depois do intervalo, a enfermeira Tânia Rebelo, integrante da Comissão de Ética do Coren-SC, apresentou uma conferência com o tema: “CEEs nas instituições de saúde”. A apresentação gerou um bom debate entre os participantes, que fizeram perguntas e debateram sobre tópicos abordados no dia a dia da atuação de cada Comissão.

Por fim, os participantes foram divididos em cinco grupos. Cada grupo recebeu uma situação/denúncia recebida por uma Comissão de Ética. Juntos, usando o Código de Ética do Coren-SC, eles tiveram que debater sobre qual seria o melhor direcionamento para cada caso, estudando artigos e Leis da Enfermagem.

Confira mais fotos do evento: