Encontro de Comissões de Ética de Enfermagem 2024 – Etapa Criciúma

Criciúma recebeu, na terça-feira (14), a 2ª etapa dos Encontros Regionais de Comissões de Ética de Enfermagem de 2024. O evento aconteceu na Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) e foi realizado pelo Coren-SC por meio da Comissão de Ética do Conselho (CEC). Ao todo, serão sete etapas realizadas em todas as regiões de Santa Catarina.

O Conselho foi representado pela Secretária da CEC, Mira Dagostin, e pela Conselheira Eliane Goulart Joaquim, que também faz parte da CEC. Além delas, as Enfermeiras Fiscais da subseção, Daiane Freitas e Edna Camilo também prestigiaram o evento. Cerca de 50 profissionais participaram desta etapa, representando 11 instituições da região Sul do estado. Os municípios de Criciúma, Sombrio, Araranguá, Braço do Norte, Içara, Forquilhinha e Braço do Norte estiveram representados.

“Falar de ética é sempre muito importante, e está estritamente relacionada à qualidade dos serviços prestados pelos profissionais. Agradecemos ao interesse e ao engajamento das Comissões de Ética da região de Criciúma. Estamos sempre à disposição para falar de ética e outros temas”, destacou Mira Dagostin.

A programação abordou o dia-a-dia dos profissionais e pontos do Código de Ética da Profissão e do Código de Processo Ético do Coren-SC. A abertura do encontro contou com uma atividade de acolhimento para que os profissionais presentes relatem as experiências de trabalho ético. Em seguida, as Enfermeiras Fiscais da região palestraram sobre o tema “Registros de Enfermagem e implicações éticas para o exercício profissional”. Além disso, houve debates de situações éticas com o estudo de casos e elaboração de uma estratégia de integração para as CEEs.

“No caso da ética na enfermagem, estamos falando de princípios que devem nortear a prática profissional, a relação com outros profissionais de saúde e instituições e, ainda, o atendimento a pacientes e familiares”, pontuou a Conselheira Eliane Joaquim.

O evento também contou com a participação do Pró Reitor de Administração e Finanças José Otávio Feltrin e da Vice Coordenadora do Curso de Enfermagem da Universidade Ioná Bez Birolo.

Confira as fotos do encontro: