Coren-SC participa de 27ª Semana de Enfermagem da Faculdade Ielusc, em Joinville

Nesta segunda-feira (20) o Coren-SC participou da abertura da 27ª Semana da Enfermagem da Faculdade Ielusc, de Joinville. O Conselho foi representado pelos Conselheiros Angelo Vidal, Denise Thum, e Everley Hobold, além da Coordenadora de Fiscalização, Helen Schimitt, que também representou a ABEn-SC no papel de Diretora de Educação da entidade.

Antes do início das atividades acadêmicas, como não poderia ser diferente em Joinville, a cidade da Dança, foi realizada uma apresentação cultural de três atos (Sincronia Mecânica, Princesa Florine e Nikia) da Escola Internacional de Ballet Germana Saraiva. As jovens bailarinas Melissa Pereira, Victória e Luísa emocionaram o público, gerando calorosos aplausos que aqueceram os presentes na fria manhã de Joinville.

Na abertura do evento, o diretor de Ensino Superior da Ielusc, Paulo Aires, ressaltou a importância da Enfermagem na sociedade e ainda destacou a essencialidade do ensino presencial. A coordenadora do curso de Enfermagem da instituição, Solange Abrocesi, corroborou o mesmo discurso e celebrou a presença da ABEn-SC e do Coren-SC no evento.

“Estamos presentes em todas as fases, do nascimento, do diagnóstico, até os cuidados paliativos. Nesse sentido, temos que ressaltar a importância de realizarmos a 27ª Semana de Enfermagem da IELUSC, que contribui tanto para a saúde da população da nossa região. Importante também registrar este ano que estamos juntos com o Coren-SC e a ABEn-SC engrandecendo ainda mais a nossa Semana”, ressaltou Solange.

Após as falas de abertura, foi realizada uma mesa redonda para discutir o tema “Rompendo a bolha entre a formação e o serviço”. Participaram das discussões a representante da ABEn-SC, Helen Schimitt, Vanessa Cardoso Pacheco, RT e Gerente de Enfermagem da SMS de Joinville e Carla Gisele Vaichulonis, que atua no Hospital e Maternidade Darcy Vargas.

“O grande desafio é integrar os serviços de formação e de assistência. Pra isso é preciso conhecer, estar lá presencialmente em ambas as instituições. Nesse sentido, algo que a gente tem perdido nos dias de hoje é a empatia, fundamental para profissionais mas também para gestores de Enfermagem para que possamos fazer esta aproximação”, comentou Helen.

Complementando a fala de Helen, Vanessa e Carla destacaram a importância dos profissionais de enfermagem em serem protagonistas, já que o seu conhecimento e empatia facilitam a integração entre os serviços de formação e de saúde. Após a mesa, foi a vez da Conselheira Denise Thum falar sobre os impactos da Tecnologia no Futuro da Enfermagem.

“Nós não temos que ser inimigos da tecnologia. Elas não vão nos substituir. Elas vão nos ajudar. E sabe por que disso? Porque assim podemos focar onde somos imprescindíveis. No cuidado, na assistência, onde o profissional de Enfermagem sempre será essencial é insubstituível”, completou Denise.

27ª SEMANA DA ENFERMAGEM DA FACULDADE IELUSC

A 27ª Semana da Enfermagem da Faculdade Ielusc vai até o dia 22 de maio, com diversas palestras e oficinais para os estudantes da instituição. Na noite desta segunda-feira, foi a vez do Conselheiro do Coren-SC, Angelo Vidal, palestrar para os estudantes de graduação em Enfermagem sobre o Impactos da Tecnologias no Futuro da Enfermagem: Formação, Ética e Cuidado.