Coren-SC promove reunião com Associação Brasileira de Estomaterapia

A Vice-Presidente do Coren-SC, Sandra Regina da Costa, recebeu a Associação Brasileira de Estomaterapia – Seção Santa Catarina. O encontro ocorreu nesta quinta-feira (25), na sede do Coren-SC, em Florianópolis. Estiveram representando a SOBEST Maristela Jeci dos Santos e Cilene Soares. Maristela é enfermeira, estomaterapeuta e atua no Centro de Pesquisas Oncológicas de Santa Catarina (CEPON). Cilene também é enfermeira e especialista em Estomaterapia, e integra o Conselho Científico da Sobest.

O grupo procurou o Coren-SC, com o objetivo de alinhar uma parceria de especialização para enfermeiros na área da estomaterapia, bem como fortalecer relações para novas divulgações sobre o tema entre profissionais de enfermagem e a sociedade. Sandra comemorou o encontro:

“Foi um encontro muito bom, agradeço muito a vinda da Maristela e da Cilene até o Coren-SC. A estomaterapia é um dos diversos caminhos que os nossos enfermeiros podem seguir ao se especializar. Ou seja, nada melhor para o Coren-SC que a gente faça uma maior divulgação e orientação sobre o tema”, disse Sandra.

A Estomaterapia:

A Estomaterapia é uma especialidade da enfermagem que capacita o profissional para atender pacientes com estomas, incontinências fecal e urinária, fístulas, drenos, cateteres e feridas agudas crônicas. Os cursos de especialização na área devem ser reconhecidos pela Associação Brasileira de Estomaterapia (SOBEST) e seguir as normas da WCET. A decisão nº 22 do Conselho Federal de Enfermagem aprovou o registro da SOBEST no Conselho Federal.

A Estomaterapia envolve três áreas:

  • Estomas
  • ⁠feridas
  • ⁠incontinência urinaria

CLIQUE AQUI E ACESSE O SITE DA SOBEST PARA SABER MAIS SOBRE A ESTOMATERAPIA