Coren-SC e Coren-PR se encontram para debater novo manual de fiscalização

Encontro reuniu conselheiros, enfermeiros fiscais, assessores e demais empregados públicos do Coren-SC e Coren-PR

Nesta segunda-feira (25), Florianópolis foi palco de um Encontro para debater o novo Manual de Fiscalização do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem. Estiveram presentes conselheiros, enfermeiros fiscais, assessores e demais empregados públicos do Coren-SC e Coren-PR. A atividade ocorreu no auditório do Hotel Castelmar, no Centro da capital catarinense.

Conselheira federal do Cofen por Santa Catarina, Helga Bresciani realizou a primeira apresentação do dia e falou um pouco sobre o processo de criação do Novo Manual:

— Trabalhamos nesse manual para tornar nossa fiscalização ainda mais efetiva e de qualidade. Temos que refletir sobre alguns pontos que podemos melhorar. A gente faz muita fiscalização nesse Brasil, mas não basta só ter quantidade. Precisamos qualificar essa fiscalização — disse Helga Bresciani.

Grasiela Cahú também representou o Conselho Federal de Enfermagem. Ela coordena a fiscalização do Coren-PB e integra a Câmara Técnica de Fiscalização (CTFIS). A Câmara foi responsável por repensar e reelaborar o manual de fiscalização, publicada pelo Cofen na Resolução 725 de 2023.

Grasiela, que atua há 18 anos no Sistema Cofen/Coren-SC, falou sobre as principais mudanças do novo manual:

“Esse manual veio para uma mudança de paradigmas. Temos percebido nas nossas andanças de treinamento que estamos muito apegados a resolução passada. As mudanças vão impactar em todo o Conselho. O grupo que trabalhou nesse manual trouxe uma proposta bem ousada. Foram 6 reuniões em um ano de trabalho, e fizemos questão de incluir diversas áreas nessa construção.” — explicou.

Reunião Ordinária de Plenária e Cerimônia de Diplomação

Ainda nesta terça e quarta-feira (26 e 27), Florianópolis recebe a 633ª edição da Reunião Ordinária de Plenária do Coren-SC (ROP). Conselheiros de todas as regiões de Santa Catarina estão reunidos para debater pareceres técnicos, decisões e demais pautas da enfermagem catarinense. Após serem empossados como Conselheiros da gestão 2024-2026 no último mês de dezembro, todos os conselheiros serão diplomados na noite desta terça (26).

Ao todo, 23 conselheiros receberão oficialmente o diploma em uma noite de celebração e reconhecimento para os novos conselheiros e para a enfermagem de Santa Catarina

Confira mais fotos do encontro: