Coren-SC participa do Seminário Nacional de Fiscalização dos Conselhos de Enfermagem (Senafis), organizado pelo Cofen em Pernambuco.

Dois anos após o início de uma pandemia que colocou a Enfermagem nas trincheiras do combate à covid-19 e impôs uma série de novos desafios para o processo fiscalizatório, teve início, nesta terça-feira (15/3), a 12ª edição do Seminário Nacional de Fiscalização dos Conselhos de Enfermagem (Senafis) na cidade de Ipojuca-PE. Até esta sexta-feira (18/3), o evento reúne fiscais de todo o Sistema Cofen/Coren para uma semana de conhecimento e troca de experiências com o objetivo de assegurar a integração fiscalizatória e permitir a oferta de uma assistência de saúde efetiva à sociedade.

Do Coren Santa Catarina, estão presentes a conselheira Daniela Maçaneiro, tesoureira do Coren-SC, a chefe do departamento de fiscalização Julia Boell e as enfermeiras fiscais Carolise Ana Basso e Lívia Fortunato. Julia comenta que a experiência é fundamental para o trabalho das equipes de fiscalização:

“O impacto é grandioso no processo de trabalho. Compartilhar saberes com outras pessoas que compartilham da mesmo objetivo e assistir palestras de conteúdos específicos para os fiscais é fundamental, tanto para fiscais, quanto para gestores. Está sendo incrível.”

Tesoureira do Coren-SC, Daniela Maçaneiro também representou Santa Catarina no Senafis 2022, em Pernambuco

O seminário, que não foi realizado nos anos de 2020 e 2021 em virtude do novo coronavírus, está sendo organizado com o apoio do Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE) e conta com transmissão on-line de toda a programação através da multiplataforma CofenPlay. A programação inclui temas como gestão e questões jurídicas, além do debate sobre os desafios enfrentados neste tempo de crise sanitária. As palestras e mesas redondas podem ser acompanhadas na aba “cursos” do aplicativo.

Durante fala na cerimônia de abertura, a presidente do Cofen, Betânia Santos, parabenizou todos os fiscais presentes pelo trabalho desempenhado nestes últimos dois anos, e ressaltou a importância do evento. “O Senafis funciona como um farol para nos guiar rumo a uma fiscalização eficaz e que possa ser empregada de norte a sul do país. A nossa gestão possui o compromisso renovado de oferecer condições para uma atuação fiscalizatória efetiva em todo o território nacional, e seguiremos trabalhando para cumpri-lo”, disse.

Confira a programação desta quinta e sexta-feira do Senafis:

Quinta–feira (17):

15h30 às 17h00 – Palestra: Trabalho em equipe, Disciplina e Liderança – Tenente Pedro Aihara; Moderador – Vice–Presidente do Cofen Dr. Antonio Marcos Freire Gomes.

Sexta–feira (18):

8h30 às 11h30 – Oficina: Relatório conclusivo como instrumento de eficiência da fiscalização; CTFIS e PROGER do Cofen.

13h30 – Encerramento.