Documentário, disponível online, destaca o papel do controle social da Saúde durante a pandemia de covid-19
A pandemia de Covid19 no Brasil segue causando grande sofrimento à população ao mesmo tempo em que revela a abrangência, a estrutura e a necessidade de defesa do modelo de saúde pública universal do Sistema Único de Saúde (SUS). O Conselho Nacional de Saúde (CNS) lançou na quinta-feira (27/1) o documentário “Se não fosse o SUS…”, abordando olhares e relatos sobre o controle social e a saúde pública no enfrentamento à pandemia. O vídeo está disponível online.
A produção, com imagens captadas em Porto Alegre e Brasília, registra e analisa a crise sanitária a partir de cenas em Unidade Básicas e territórios, com testemunhos de trabalhadoras(es), usuárias(os) e integrantes de conselhos de Saúde. O negacionismo e a falta de ação e coordenação central seguem provocando o adoecimento e a perda de vidas.
Porém, o controle social no SUS atuando em todas as localidades do país é a garantia da manutenção e do aperfeiçoamento das políticas públicas. O material reúne uma série de entrevistas com autoridades, especialistas e ativistas, sendo um registro histórico da importante atuação do CNS e da Rede Conselhos na maior crise sanitária brasileira dos últimos tempos.
Fonte: Ascom – CNS