Dia Nacional da Saúde terá ato em defesa do Piso Salarial da Enfermagem

Saiba como participar da mobilização “Valorizar a Enfermagem é Valorizar o SUS”. Para movimentar as redes sociais, faça fotos e vídeos nos seus locais de trabalho e marque @corensc no Instagram ou mande para comunicacao@corensc.gov.br

Fórum Nacional da Enfermagem, composto pelas entidades representativas da profissão (Aben, Cofen, CNTS, CNTSS, FNE, Anaten e Eneenf), realiza no Dia Nacional da Saúde (5/8), em Brasília, às 12h30, o ato Valorizar a Enfermagem é Valorizar o SUS. O objetivo é chamar a atenção dos brasileiros e dos parlamentares para a aprovação do Projeto de Lei 2564/2020, que institui o piso salarial nacional da Enfermagem, vinculado a uma carga horária de 30 horas semanais. O PL será tema de audiência pública na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público (CTASP) da Câmara dos Deputados, às 14h30, com transmissão ao vivo  pelo e-democracia. O Coren-SC estará presente com representantes do Plenário, as conselheiras Marines Finco e Kátia Caetano.

Na linha de frente do combate à pandemia, os profissionais de Enfermagem estão entre as categorias mais afetadas pela Covid-19. As jornadas de trabalho se tornaram ainda mais exaustivas, afetando a saúde física, mental e emocional destes trabalhadores. O esforço não se traduz em valorização: pesquisa do Dieese aponta uma queda salarial de 11% durante a pandemia.

“A sociedade apoia a Enfermagem e sabe que a Saúde depende, sobretudo, de recursos humanos. É hora de transformar aplausos em reconhecimento efetivo”, afirma a presidente do Cofen, Betânia Santos, que participará do ato, acompanhada do conselheiro federal Daniel Souza, representante do Cofen no Fórum, e do vice-presidente Antônio Marcos Gomes. Estão confirmada, ainda, as presenças do presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Fernando Pigatto, da presidente Conselho de Saúde do Distrito Federal, Jeovânia Silva, e dirigentes das entidades integrantes do Fórum.

O ato será na Praça das Bandeiras, na Esplanada dos Ministérios, com a participação de trabalhadores, dirigentes e parlamentares. “É importante que os profissionais de todo o Brasil acompanhem também, a audiência pública, fortalecendo a mobilização”, reforça o conselheiro Daniel Souza.

Dia Nacional da Saúde –  O dia 5 de agosto foi escolhido para celebrar o Dia Nacional da Saúde por ser a data de nascimento do sanitarista Oswaldo Cruz, um importante personagem na história do combate e erradicação das epidemias da peste, febre amarela e varíola no Brasil, no começo do século XX. A data foi instituída em 1967 e além de ser uma homenagem e promoção de reflexão acerca do modelo de cuidado em saúde, é um chamado à ampla mobilização em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS).

Programação (quinta-feira, 5/8)

12h30 – Concentração do Ato na Praça das Bandeiras na Esplanada dos Ministérios
13h – Início do Ato “Valorizar a Enfermagem é Valorizar o SUS”
14h30- Audiência Pública na CTASP da Câmara dos Deputados