Cofen realiza primeira reunião de Empreendedorismo em Enfermagem

Uma nova reunião será realizada no mês de Agosto.

Como utilizar tecnologia e processos inovadores para cuidar de vidas? Com este questionamento foi aberta a primeira reunião da Comissão de Empreendedorismo em Enfermagem, nesta quarta-feira 21/07, na sede do Conselho Federal de Enfermagem, em Brasília. Durante o encontro, houve a apresentação de modelos diferenciados de assistência, novas áreas de atuação e também os nomes das participantes da Comissão.

“Este é um momento muito especial. Estamos conversando com o futuro da Enfermagem, construindo ideias e criando um novo olhar sobre os cuidados com pacientes. Agregar valor para além do primeiro contato”, explica o vice-presidente do Cofen, Antônio Marcos Freire.

O  grupo tem por objetivo formar diretrizes para implementar novas tendências, além de cursos e debates.  Após o primeiro contato em Brasília, o grupo promete disseminar as informações discutidas em plenária para todos os Corens e colher dados sobre novas tendências na Enfermagem. “Vamos desenvolver um processo de coleta de dados sobre ações empreendedoras, auxiliar novos pesquisadores e dar voz aos que pretendem contribuir para a saúde com mais descobertas,” explica a presidente do Cofen, Betânia dos Santos.

A legislação que envolve o processo de inovação na Enfermagem, inclui a regulamentação da profissão, a Lei 7.498/86 e Decreto 94.406/87; a legislação sobre as áreas de atuação e a Resolução do Cofen Nº 568/2018 (alterada pela Resolução Cofen 606/2019), que regulamenta consultórios e clínicas de Enfermagem.

Dessa forma, o grupo apresentou diversas experiências exitosas,  como associação de tecnologia para tratamentos dermatológicos; inclusão de metodologias de ensino com ênfase no protagonismo profissional; a inclusão da Enfermagem nas auditorias de compra de material hospitalar. Por último, houve apresentação de experiências exitosas no atendimento, que vai além dos ambulatórios e chegando nos consultórios, com base nas regras.

Participaram da primeira reunião Marta Cristiane Alves Pereira (Coren/SP), Ludimila Magalhães Rodrigues da Cunha (Coren/PA), Lucielena Maria de Sousa Soares (Coren/MG), Beatriz Silva Almeida Gomes (Coren/MA), Erica Louise de Souza Fernandes Bezerra (Coren/RN) e Jouhanna do Carmo Menegaz (Coren/SC).

Fonte: Ascom – Cofen