Dezembro Vermelho: Combate ao preconceito e prevenção ao HIV e Aids

Em Outubro de 1987, a Assembléia Mundial de Saúde com apoio da Organização das Nações Unidas – ONU transformou o dia 1 de dezembro em Dia Mundial de Luta Contra a Aids. No Brasil a data foi adotada em 1988, por uma portaria assinada pelo Ministério da Saúde. A data vem para reforçar o combate ao preconceito e ao vírus HIV, causador da doença.

Há alguns anos, passou-se a denominar o mês inteiro como Dezembro Vermelho, para chamar a atenção para o tema e assim difundir informações sobre a Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis. O Coren/SC apoia esta mobilização com uma campanha em seus canais de comunicação.

No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, no boletim sobre a doença de 2018, os casos registrados anualmente, de 2007 até junho de 2018, foram notificados no Sinan 247.795 casos de infecção pelo HIV no Brasil. Já a aids tem uma média de 40 mil novos casos nos últimos cinco anos. O número anual de casos da infecção vem diminuindo desde 2013, quando atingiu 43.269 casos; em 2017 foram registrados 37.791 casos.

Você sabe o que é HIV e o que é AIDS?

HIV é uma sigla para vírus da chamada imunodeficiência humana este vírus que pode levar à síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS). Ao contrário de outros vírus, o corpo humano não consegue se livrar do HIV. Isso significa que uma vez que você contrai o HIV, você viverá com o vírus para sempre. As pessoas que vivem com HIV ou com AIDS  são pessoas normais, e devem poder usufruir todos os seus direitos, incluindo o direito à educação, trabalho, acesso à saúde e direitos sexuais e reprodutivos.

Sem o tratamento antirretroviral, o HIV afeta e destrói essas células específicas do sistema imunológico e torna o organismo incapaz de lutar contra infecções e doenças. Quando isso acontece, a infecção por HIV leva à AIDS.

O dia 1º de dezembro serve, portanto, como um alerta sobre ao HIV/Aids e também uma forma de repensarmos nossas atitudes com os portadores da doença. Não se trata de um dia exclusivo para informações de saúde, é um dia que também nos remete à compaixão e solidariedade.