2ª Conferência de Enfermagem teve etapa regional em Joaçaba

Profissionais de Enfermagem e estudantes estiveram reunidos nesta quarta-feira (20/11), no campus da Unoesc em Joaçaba para a terceira etapa da 2ª Conferência de Enfermagem de Santa Catarina. O evento promovido pelo Coren/SC com apoio do Cofen tem como objetivo estimular a formulação de propostas e ideias que fortaleçam e valorizem a profissão.

Na abertura, a presidente do Coren/SC, Helga Regina Bresciani, ressaltou a oportunidade que é dada aos profissionais para debaterem. A conselheira do Coren/SC na região, Dayane Borille, esteve presente, assim como as enfermeiras fiscais da subseção de Caçador, Ignês Weber e Laryssa Inouê e a coordenadora do curso de Enfermagem da Unoesc, Márcia da Rocha Restelatto.  A enfermeira Marlene Andreola Perazzoli, do Hospital Divino Salvador de Videira, representou as(os) enfermeiras(os) e a Auxiliar Millena Marafon, do Hospital Maicé, de Caçador, representou as(os) técnicas(os) e auxiliares de Enfermagem.

Em seguida, foi feita a leitura do Regulamento da Etapa Regional e o mesmo foi homologado por consenso entre os presentes. Numa palestra inicial, a presidente do Coren/SC mostrou um pouco dos desafios atuais da Enfermagem, abordou os papéis de cada entidade representativa da profissão e forneceu dados para servirem de subsídios para os cerca de 110 participantes formularem propostas.

O tema desta edição é “Dilemas do Dimensionamento dos Profissionais de Enfermagem”, tendo como eixos de discussão, além do próprio Dimensionamento, os Desafios da Enfermagem para com a Qualidade da Assistência; A Formação da Enfermagem; Papel Social da Enfermagem; Sistematização da Assistência de Enfermagem; e o Compromisso Ético da Enfermagem.

Assim, os participantes foram divididos em seis grupos, cada qual com um tema, mas incluindo também os eixos transversais  que são: Relações   Interpessoais; Doenças Ocupacionais e Riscos Psicossociais; e Valorização do Profissional de Enfermagem. Profissionais da própria região atuaram como facilitadores e relatores, e em cada grupo foi definido um coordenador para organizar os trabalhos.

No final da tarde todos voltaram ao auditório para votação de todas as propostas levantadas pelos seis grupos, sendo que foram escolhidas no máximo dez por cada tema para constar no relatório da etapa regional e, assim, serem encaminhadas à Etapa Estadual em Florianópolis, a ser realizada em junho de 2020. Foram eleitos também oito delegados titulares e quatro suplentes na categoria Enfermeira(o), seis titulares na categoria Técnicas(os) ou Auxiliares e três titulares e oito suplentes na categoria Observador, que são os estudantes.

No ano que vem as etapas continuam em Florianópolis, Blumenau, Joinville, São Miguel do Oeste e Chapecó em datas a serem confirmadas e divulgadas em todos os canais do Coren/SC.

SAIBA MAIS

As propostas aprovadas na Etapa Estadual farão parte de uma Plataforma de Prioridades e integrarão o planejamento de ações do Coren/SC, além de serem encaminhadas para a Assembleia Legislativa, Poder Executivo, Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) e sindicatos profissionais.