Coren/SC apoiou e participou do XIX Encontro de Enfermagem Pediátrica

Os profissionais de Enfermagem do Hospital Infantil Joana de Gusmão com a colaboração do Corpo Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realizaram o XIX ECENPE – Encontro Catarinense de Enfermagem Pediátrica, com o objetivo de promover discussão e reflexão acerca das perspectivas contemporâneas em Pediatria e os impactos na prática da Enfermagem. O evento iniciou dia 2 de outubro e foi até dia 4, no auditório da Pós-Graduação do Centro de Ciências da Saúde da UFSC, onde foi montada a exposição de fotos “Enfermagem Visível” do Coren/SC em parceria com o Senac/SC.

A abertura teve uma mesa de autoridades e contou com a participação da conselheira do Coren/SC, Evangelia Kotzias Atherino dos Santos, a convite da gerente de Enfermagem do Hospital Infantil, Adriana da Silva Bernardes. Evangelia ressaltou a importância do evento e falou do o movimento mundial Nursing Now pela valorização da Enfermagem e disse que este evento está em consonância, pois traz a possibilidade de reflexão, atualização e qualificação profissional na área. “Além das atividades-fim de fiscalização, normatização e disciplinamento do exercício da Enfermagem, o Coren/SC vem desenvolvendo inúmeras atividades de qualificação profissional e deste modo, contribuindo para a garantia da assistência segura e de qualidade aos usuários”, disse ela.

PALESTRA – No dia 3, pela manhã, a presidente do Coren/SC, Helga Regina Bresciani, esteve presente e coordenou a mesa de debate sobre “Responsabilidade e ética profissional nas mídias sociais”, com palestra proferida pelo enfermeiro fiscal Daniel Ghizoni. Ele mostrou o cuidado que deve-se ter na publicação de informações nas chamadas redes sociais, incluindo aplicativos como whatsapp.  Daniel abordou a Resolução Cofen 554/2017, que estabelece os critérios norteadores das práticas de uso e de comportamento dos profissionais de enfermagem, em meio de comunicação de massa, na mídia impressa, em peças publicitárias, de mobiliário urbano e nas mídias sociais. Mas antes de tudo, falou da Constituição Federal, que fala no direito à privacidade e as penalidades de Direito Civil quando há calúnia e difamação.

A presidente Helga Bresciani abriu o espaço para debate e ressaltou o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem como norteador em caso de dúvidas. “Quando falamos em ética, estamos falando presencialmente ou virtual, não importa o espaço precisamos estar sempre atentos ao cuidado com a dignidade humana e a privacidade do paciente e da família”, disse ela.

EVENTO –  O Encontro mostrou uma Enfermagem Pediátrica mais fortalecida e coerente com os princípios que norteiam a prática do cuidado à criança, adolescente e família, contribuindo positivamente para a formação, capacitação e atualização de profissionais, docentes e estudantes que veem na Enfermagem Pediátrica uma área de significativo interesse para a qualidade de vida de crianças e adolescentes. Desta forma, o ECENPE congregou experiências de ensino, pesquisa e assistência, permitindo a ampliação do conhecimento e a discussão de temas emergentes na área da Enfermagem Pediátrica, garantindo espaços de atualização e desenvolvimento dos profissionais da área.