Coren/SC e Abenfo mobilizam autoridades em prol do Centro de Parto Normal

Na segunda-feira (9/9) a presidente do Coren/SC, Helga Bresciani, e a conselheira Evangelia Kotzias Atherino dos Santos, estiveram reunidas junto com as representantes da Associação de Enfermeiros Obstetras, Obstetrizes e Neonatais de Santa Catarina (Abenfo/SC) e a deputada federal Ângela Amin.

O objetivo foi esclarecer o projeto de instalação do Centro de Parto Normal a ser construído num terreno cedido pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). A deputada foi receptiva ao tema e disse que está disposta a colaborar com a mobilização. Este é um projeto antigo, e que enfrenta resistência de algumas entidades.

Mais de 20 cidades brasileiras já contam com esse serviço do SUS que oferece mais uma opção para acolhimento e acompanhamento de gestantes no sistema público e gratuito.

Em documento divulgado pela Abenfo/SC, a presidente da entidade, Juliana Jacques da Costa Monguilhott, afirma que “o incentivo aos Centros de Parto Normal é uma política pública já aprovada e regulamentada. Há várias evidências científicas que apontam a segurança para a mãe e o bebê nesse modelo de assistência. A Enfermeira Obstetra é uma profissional habilitada e capacitada para o acompanhamento das gestantes de risco obstétrico habitual durante a gestação, o trabalho de parto e parto e pós-parto, inclusive para o atendimento imediato de possíveis intercorrências”.