Comissão de Saúde da Ascop/SC define parcerias com a Secretaria de Estado da Saúde

A reunião da Comissão de Conselhos Profissionais da área da saúde da Ascop/SC teve participações especiais nesta segunda-feira, dia 3 de junho, na sede do CRF/SC, em Florianópolis. A superintendente de Planejamento da Secretaria de Estado da Saúde (SES/SC), Carmen Delziovo, esteve presente acompanhada da diretora de Educação Permanente em Saúde, Micheline Moreira Kemper, da gerente de Planejamento, Dulce  Maria Brandão de Castro Quevedo, e da gerente de Coordenação da Atenção Básica, Maria Simone Pan.  E a diretora de Vigilância Epidemiológica, Maria Teresa Bertoldi Agostini, também esteve junto com a gerente de Vigilância de Doenças Imunopreveníveis e Imunização, Lia Quaresma Coimbra, para apresentar dados e sugerir parcerias.

A coordenadora da Comissão, Karen Denez, presidente do CRF/SC, conduziu os trabalhos e abriu espaço para ouvir as demandas das gestoras da Secretaria, para então os representantes dos conselhos apresentarem suas sugestões. Carmen Delziovo explicou a estrutura das superintendências e como estão sendo realizadas as ações de planejamento para melhorar as ações da saúde em todo o Estado. “Estamos vivendo um momento importante, pois os gestores permitem um trabalho de valorização das equipes multiprofissionais. Um dos focos tem sido a Atenção Primária, sem esquecer a alta complexidade, claro, mas com um cuidado especial na promoção da saúde”, afirmou a superintendente. Ela ainda citou o exemplo do Coren/SC que vem capacitando profissionais de Enfermagem em todo o Estado para utilização de Protocolos nas Unidades Básicas de Saúde e também citou o início de uma ação com o CRF/SC para trabalhar a assistência farmacêutica. A assessora de Comunicação do Coren/SC, Sara Caprario, representou a instituição e destacou ainda os oito encontros realizados em todas as regiões do Estado em parceria com a SES/SC sobre os desafios da Atenção Primária.

As representantes da Vigilância Epidemiológica apresentaram os números da cobertura vacinal, comentaram os desafios que estão sendo enfrentados para a imunização, pois várias doenças voltaram e desde 2016 vem caindo o percentual da população que faz todas as vacinas necessárias. “Podemos contar com a colaboração dos conselhos para difundir mais a importância das vacinas junto aos profissionais de saúde, utilizando seus canais diretos”, disse Maria Teresa.

Ao final da reunião ficou encaminhado que serão marcados encontros individuais com os conselhos e depois haverá mais uma reunião coletiva para definir ações que atendam demandas comuns.

Fonte: Ascom/Cofen