Conselheira do Coren/SC participou da I Semana de Enfermagem em Jaraguá do Sul e região

Durante quatro dias, o campus da Unisociesc de Jaraguá do Sul sediou a I Semana de Enfermagem – Integralidade em Rede com a participação de outros municípios da região. De 13 a 16 de maio o evento teve oficinas, mostra de trabalhos científicos, palestras e mesa redonda, abordando a integralidade em rede no âmbito da saúde.
Promovido por diversas instituições de saúde e de ensino de Jaraguá do Sul e região, a coordenação do evento foi do enfermeiro Guilherme Passarella, coordenador do curso de graduação da Unisociesc e reuniu alunos e profissionais.

Na abertura, representando a presidente Helga Bresciani, a conselheira do Coren/SC, Laís Concellos, fez uma fala enfatizando o protagonismo da Enfermagem: “Nos dias de hoje, onde as rápidas mudanças na área de saúde exigem que todos os prestadores de cuidados colaborem e maximizem sua eficiência, os enfermeiros assumem papel fundamental para que isso aconteça.” O enfermeiro fiscal da subseção de Joinville, Charles Carvalho de Souza, também prestigiou a solenidade.

Laís ainda parabenizou a organização da Semana. “Estas ações colaboram para que os enfermeiros busquem a construção de uma cultura de inovação, realizando o cuidado com habilidade e atitude, sem porém deixar em um segundo plano o relacionamento pessoa-pessoa, inerente ao cuidado profissional da Enfermagem, pois a sensibilidade continua sendo uma característica imprescindível ao enfermeiro”, concluiu.

O secretário municipal de Saúde, Alceu Moretti, esteve presente e enfatizou que o modelo de assistência não é mais centrado na figura do médico, pois a população reconhece no Enfermeiro a importância do seu papel nesse contexto e que isso vem tornando-se mais evidente com a adoção dos Protocolos.  Na sequência, a palestra de abertura foi justamente sobre Protocolos de Atenção Básica: novas experiências, ministrada pela enfermeira Júlia Maria de Souza, da Secretaria Municipal de Florianópolis e colaboradora do Coren/SC.