Valorização da Enfermagem e Nursing Now é tema abordado por conselheira na Solenidade de Abertura da Semana Brasileira de Enfermagem do HU na UFSC

Nesta segunda-feira (13/05) a conselheira Evangelia Kotzias Atherino dos Santos representou o Coren/SC na solenidade de Abertura da Semana Brasileira de Enfermagem do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.

Em sua fala, Evangelia ressaltou o tema adotado pelo sistema Cofen/Corens: “Enfermagem: uma voz para liderar a saúde para todos”, pela valorização da Enfermagem, destacando que o tema segue a proposta da campanha Nursing Now, iniciativa da Organização Mundial da Saúde e do Conselho Internacional de Enfermeiros que visa capacitar os profissionais para assumir o papel central no enfrentamento dos desafios da saúde do século XXI.

A conselheira destacou que Campanha foi lançada no Reino Unido e em mais de 30 países, sendo que no Brasil foi lançada em abril de 2019. Enfatizou ainda que entre as principais metas definidas para o Programa no Brasil, estão: o investimento no fortalecimento da educação e no desenvolvimento dos profissionais de enfermagem com foco na liderança; a busca pela melhoria das condições de trabalho dos profissionais de enfermagem; a disseminação de práticas de enfermagem efetivas e inovadoras com base em evidências científicas, em âmbito nacional e regional.

Entre as autoridades presentes no evento estavam Vice-Reitora da UFSC, Dra. Alacoque Lorenzini Erdmann, Chefe do Departamento de Enfermagem, Dra. Katia Bertoncello, Representante da ABEN/SC e Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Enfermagem, Dra. Jussara Gue Martini, Superintendente do HU, Dra. Maria de Lourdes Rovaris, Diretora de Enfermagem: Silvana Alves Benedet Ofugi Rodrigues.