Aspectos éticos do cuidado foi tema da palestra de conselheiro do Coren/SC na 2ª Semana de Enfermagem de Blumenau

Com o tema “Centralidade da Enfermagem nas Dimensões do Cuidar”, Blumenau recebeu nos dias 10 e 11 de maio a 2ª Semana de Enfermagem, promovida pela Unimed Blumenau e Hospital Santa Catarina (HSC). O evento ocorreu no Hotel Plaza e ofereceu palestras com cinco profissionais renomados na área da Saúde. O conselheiro do Coren/SC, Jerry Schmitz, falou no segundo dia sobre “Aspectos Éticos do Cuidado”.

As atividades iniciaram dia 10 com a palestra “Evolução Temporal do Cuidado”, ministrada pela enfermeira Silvana Scheidemantel Schroeder. A palestrante é graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e possui especialização em Psicomotricidade Infantil e Enfermagem e Segurança do Trabalho. Além disso, Silvana também é Mestre em Educação e professora do curso de Enfermagem da Universidade Regional de Blumenau (FURB) desde 2003.

No dia 11 de maio, o evento trouxe quatro palestras para o público. Entre os destaques, o bate-papo “Experiência do Paciente”, com o professor Alexandre Espíndola. O profissional é administrador pela UFSC, com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e possui diversos cursos oficiais do Disney Institute.

Além disso, o segundo dia de evento também contou com a palestra “Enfermagem sem Pressa”, ministrada pela enfermeira Maria Júlia Paes da Silva. Maria possui graduação em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP), assim como mestrado, doutorado e livre docência pela Enfermagem pela Escola de Enfermagem da USP.