Coren/SC repudia Edital de Camboriú que oferece baixo salário para o cargo de Enfermeiro(a)

 

O Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC) atua em defesa da sociedade e do exercício legal e de qualidade da Enfermagem, por isso vem a público deixar registrado que é contra a determinação da prefeitura de Camboriú em oferecer baixo salário proposto para o cargo de Enfermeiros(as) (Geral), no Concurso Público de Edital número 001/2018. A entidade considera que o valor descrito no referido Edital não é justo como remuneração à categoria profissional, diante à natureza da atividade, especialmente pela responsabilidade dos(as) Enfermeiros(as) com usuários dos serviços.

A remuneração proposta ao cargo de Enfermeiro(a) (R$ 1685,94) demonstra, por parte da Gestão Pública, o desrespeito à profissão. Mesmo que em outros cargos de Enfermeiros(as) especialistas a remuneração seja maior, não podemos aceitar como razoável este valor.

Reiteramos que o fortalecimento do SUS é indispensável para um cuidado em saúde integral, gratuito e de qualidade. Para tanto, lutamos pela valorização de todos os trabalhadores envolvidos e por melhores condições de trabalho. Não aceitamos propostas que desconsiderem a saúde multiprofissional. O cuidado e a promoção da saúde não são exercidos apenas por uma única área do saber, mas por diversos saberes oriundos de diferentes áreas de atuação.  Assim, defendemos a revisão do Edital citado acima, nos termos aqui informados, conforme preza a nossa responsabilidade sobre o exercício profissional da categoria de Enfermagem no Estado de Santa Catarina.