Cofen publica nota de esclarecimento sobre Amamentação Cruzada

Nota de Esclarecimento sobre Amamentação Cruzada

Em cena da novela “O outro lado do paraíso”, transmitida pelo Rede Globo na noite de terça-feira (27/3), a personagem enfermeira Susy, interpretada pela atriz Ellen Roche, promove a amamentação cruzada, prática de mães amamentarem bebês de outras mulheres que apresentam dificuldades com o aleitamento.

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) esclarece que a chamada “amamentação cruzada” pode trazer diversos riscos ao bebê, inclusive a transmissão de doenças infectocontagiosas, sendo contraindicada pelo Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde. O leite materno doado aos bancos de leite passa por rigoroso controle de qualidade e por pasteurização antes de ser consumido por recém-nascidos internados.

A Enfermagem tem um papel fundamental na promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, comprovadamente capaz de reduzir infecções e alergias, além de fortalecer o vínculo mãe-bebê. Trata-se de profissionais qualificados, que oferecem apoio e orientação baseada em evidências científicas.

Fonte: Conselho Federal de Enfermagem