Coren/SC apresenta Protocolos de Enfermagem no Congresso de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina

Até quinta-feira (30/11/2017), Joinville sedia o 67º Congresso de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina. O evento está sendo realizado pela Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina (Cosems) e apoio da Secretaria da Saúde do Estado. O encontro acontece no Bourbon Joinville Business Hotel. A cerimônia de abertura foi na terça-feira (28/11) com música e dança. 

 2017-11-29-PHOTO-00000543 2017-11-29-PHOTO-00000540

Na quarta-feira (29/11), a conselheira do Coren/SC, Angela Maria Blatt Ortiga, apresentou os Protocolos de Enfermagem desenvolvidos em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis e que podem ser implantados pelos municípios interessados com a assinatura de convênio com o Coren/SC. São Protocolos em seis áreas mais demandadas na Atenção Básica, como Saúde do Idoso, Atenção à Mulher e ao Recém Nascido, Diabetes e Hipertensão. “Esses Protocolos na prática assistencial permite direcionar o trabalho para um atendimento mais seguro. O Coren/SC já colocou esses documentos em formato de e-Book (livro virtual)”, disse Angela.

Outro tema levantado pela conselheira foi a mobilização da Enfermagem para evitar que a Justiça impeça as(os) Enfermeiras(os) de requisitar exames na rede de Atenção Básica. Depois que a liminar em favor do Conselho Federal de Medicina (CFM) foi derrubada, ocorreu uma audiência pública na Alesc com mais de 600 participantes e dali foi criado um Grupo de Valorização da Enfermagem Catarinense.

O Congresso do Cosems foi idealizado a partir da necessidade de aprimoramento do setor e para promover o debate sobre os rumos da saúde pública da região e do país. “A troca de reflexões e de experiências tem demonstrado sucesso na qualificação dos gestores. Embora Santa Catarina tenha os melhores índices da Atenção Básica, podemos planejar um esforço conjunto de avançarmos. Que cada um leve ao seu município e região o aprendizado trocado aqui”, declarou o presidente do Cosems, Sidnei Bellé.

“ Temos este auditório repleto de pessoas competentes, comprometidas e dispostas a cuidar da saúde das pessoas”, disse o prefeito Udo Döhler em sua saudação. Ele defendeu uma melhor distribuição de recursos, dizendo que a saúde pública é direito de todos e que tudo acontece nas cidades. “De casa 100 reais que o contribuinte paga de impostos, apenas 17 fica nos municípios”, lembrou.

O secretário de Estado da Saúde, Vicente Caropreso, apresentou um panorama da saúde em Santa Catarina. Citou que o Estado tem os melhores índices do Brasil, a maior longevidade do país (78,7 anos) e que o sistema de transplante de órgãos também é motivo de orgulho.

“Temos 1759 equipes de Saúde da Família, 999 equipes de Saúde Bucal. Também tornamos transparente o andamento das filas de espera, com apoio do Sistema de Regulação e do Ministério Público”, comentou. Caropreso valorizou o SUS dizendo que todos são usuários, ao menos nas ocasiões de receber vacinas.

A programação do congresso inclui amplas mesas-redondas, oficinas e a entrega de premiações. Também será realizada a reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB). Entre os temas, haverá discussões sobre a judicialização na saúde, financiamento da esfera federal para o SUS, nova política da Atenção Básica, assistência farmacêutica e regulação.

Também prestigiaram o evento o vice-prefeito de Joinville, Nelson Coelho, a secretária-executiva da Agência de Desenvolvimento Regional de Joinville, Simone Schramm, o prefeito de Itapoá, Marlon Roberto Neuber, e o assessor da Secretaria-Executiva do Ministério da Saúde, Marcos Franco.

O congresso tem o apoio das Comissões Intergestores Regionais Planalto Norte e Nordeste, Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Sistema Único de Saúde (SUS), governo Federal e governo do Estado, Ministério da Saúde e Ministério Público de Santa Catarina.