Empoderamento através da liderança é tema de conferência internacional

Presidente do ICN reforça necessidade do envolvimento da Enfermagem para fortalecer a influência da categoria

Presidente do Conselho Internacional de Enfermeiros (CIE), Annette Kennedy, durante a conferência sobre liderança

A presidente do Conselho Internacional de Enfermeiros (CIE), Annette Kennedy, atraiu interessados no tema “Liderança da Enfermagem no Mundo” para o anfiteatro do Riocentro na tarde desta terça-feira (7/11). Marlen Solano, que já pertenceu ao conselho diretivo da instituição, também tratou sobre a formação de políticas e tomada de decisões no âmbito da Enfermagem internacional.

“A noite de ontem foi maravilhosa, cheia de vibração, paixão e entusiasmo”, relatou Annette sobre a abertura do 20º CBCENF, que conta com quase 9 mil participantes. Ela é enfermeira, nascida em uma pequena cidade da Irlanda, e foi eleita a 28ª presidente do ICN.

Enfermeira porto riquenha, Marlen Solano, tratou sobre o conceito de globalização

O Conselho foi fundado em Londres (1899), através de um grupo de enfermeiras e, atualmente, é constituído por mais de 130 associações nacionais da área. Foi a primeira ONG reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), representando cerca de 20 milhões de profissionais.

“Não são apenas pessoas com muita experiência que podem liderar ou fazer política; em qualquer estágio da vida é possível ser um líder”, afirmou a presidente do CIE. Kennedy finalizou sua fala convidando a comunidade para enviar histórias e colaborar com a campanha mundial de promoção e valorização da Enfermagem que será lançada em fevereiro do próximo ano: Nursing Now.

Complementando a palestra de Anne, a costa riquenha Marlen tratou sobre o conceito de globalização e demonstrou como a saúde se transformou em mercado, visando o lucro em detrimento da qualidade de vida da população. “Ter profissionais bem capacitados tem um preço, que deve ser valorizado pelos líderes da saúde”, afirmou, destacando a importância do envolvimento político da Enfermagem como forma de fortalecimento da classe.

Fonte: Ascom – Cofen