Coren/SC apoia campanha Novembro Azul

A participação do Coren/SC no CBCEnf vai remeter à campanha de prevenção das doenças tipicamente masculinas, como o câncer de próstata.  A delegação catarinense irá usar camisetas azuis da campanha com a frase “Enfermagem é cuidado, é prevenção”. Além disso, no estande haverá distribuição dos laços azuis e também terá uma promoção para sorteio de camisetas para quem escrever frases interessantes sobre a Enfermagem.

NOVEMBRO AZUL_logo

Você sabia que, no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens? É, também, a quarta causa de morte por câncer, correspondendo a 6% do total de óbitos por homens com mais de 65 anos.

Para conscientizar a sociedade sobre a importância da prevenção dessa doença, foi criada a campanha Novembro Azul. Como inicialmente o câncer de próstata não possui sintomas, é imprescindível que homens, a partir dos 50 anos, sejam avaliados a cada ano.

A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão muito pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozóides, liberado durante o ato sexual. (Fonte: Inca)

O diagnóstico é feito por meio de exame físico (toque retal) e laboratorial (dosagem do PSA). Se houver aumento da glândula ou alteração no PSA (antígeno prostático específico), deverá ser realizada biópsia a fim de averiguar se há ou não um tumor – e se ele é maligno.

Para homens que tenham histórico dessa doença na família, bem como homens negros, a avaliação deve iniciar aos 45 anos, pois esses grupos apresentam maior risco associado.

Vale lembrar que no dia 17 deste mês é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. Previna-se!