Cofen institui Comissão para reformulação do Código de Ética de Enfermagem

comissao eticaA comissão para reformulação do Código de Ética dos profissionais de Enfermagem, instituída em agosto deste ano, teve seu primeiro encontro nesta segunda-feira (17/10), na sede do Cofen em Brasília, para definição do cronograma de execução de atividades, metodologia do trabalho e elaboração do instrumento de validação.

O objetivo do grupo é elaborar uma minuta de reformulação no código vigente, incluindo ampla participação de todos os Conselhos Regionais, que terão prazo para fazerem sugestões e alterações no texto. Ao final desse período, o tema será submetido à consulta pública no site do Cofen por 30 dias, para que a comunidade de enfermagem possa enviar suas manifestações.

Após a compilação, pela comissão, de todo o conteúdo recebido, deve ser realizada, ainda no primeiro semestre de 2017, a 1ª Conferência de Ética Profissional de Enfermagem, a ser aprovada pelo plenário do Cofen. O evento pretende envolver os regionais e as categorias de Enfermagem, a fim de promover uma interação e troca de conhecimentos que possam enriquecer o documento substitutivo do código de ética vigente.

“Tal processo de reformulação agrega transparência e participação ativa do público envolvido com a profissão da Enfermagem, além de tornar o documento mais claro e objetivo para os usuários”, afirma Jebson Medeiros.

Os Conselhos Regionais de Enfermagem poderão criar suas próprias comissões estaduais, envolvendo gestores e a comunidade de Enfermagem local, para que seja criada uma primeira linha de debate regional, aproximando as particularidades de cada região.

Membros da Comissão:

Jebson Medeiros de Souza (Conselheiro Federal Coordenador-Cofen);

Cleide Mazuela Canavezi (Cofen);

Viviane Mamede Vasconcelos (Coren-CE);

Maria Eliane Moreira Freire (Coren-PB );

Joseilze Santos de Andrade (Coren-SE); e

Mauro Antônio Pires Dias da Silva (Coren-SP).

Fonte: Ascom – Cofen