Dia Nacional do Combate ao Câncer Infanto Juvenil – 23 de novembro

cancerA próxima quarta-feira, dia 23/11, é o Dia Nacional do Combate ao Câncer Infanto Juvenil. Segundo informações da Confederação Nacional de Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (Coniacc), o câncer é um conjunto de doenças com multiplicação anormal de células doentes e que, apesar de raro, é a causa mais frequente de morte por doença em crianças e adolescentes entre um e 18 anos. Para alertar mães e pais da importância da verificação dos sintomas, a Coniacc produziu uma campanha de conscientização que está disponível no site da Confederação.

O vídeo produzido para a campanha simula um teste de elenco para comercial com crianças e adolescentes. No teste, o diretor faz algumas perguntas aos candidatos, de forma lúdica e, no fim, chamam os pais para explicar o real propósito daquele teste. Mãe e pais: a atenção aos sintomas é fundamental para procurar tratamento imediato e aplicá-lo nas fases iniciais da doença, pois permite a cura em cerca de 70% dos casos. Aqui estão alguns dos sintomas: vômitos com dor de cabeça; manchas roxas ou caroços pelo corpo; palidez inesperada; crescimento diferenciado dos olhos; febre prolongada; dores nos ossos; e perda de peso.

Leia mais informações no site da Conicacc.