Mais uma etapa realizada para implantar a SAE nas unidades hospitalares

DSCF6559O Coren/SC   participa  como  apoiador da iniciativa da Diretoria de Educação  Permanente da Escola de Saúde Pública da Secretaria de Estado da Saúde (SES/SC) na promoção de oficinas para a Implementação da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE). O objetivo é implantar a SAE nas unidades hospitalares da SES/SC em todo o Estado. No dia 13 de outubro, participaram do evento 67 enfermeiros assistenciais, gerentes de  enfermagem e enfermeiros fiscais da sede do Coren/SC.Neste dia, a conselheira secretária  do  Coren/SC  e também servidora  da SES, Angela Blatt Ortiga, apresentou os dados preliminares do diagnóstico que vem sendo realizado pelo Coren/SC com relação a SAE  em todos as Unidades Hospitalares publicas e privadas do Estado e das Secretarias Municipais de Saúde.

DSCF6563Na sequência, a  presidente do Coren/SC  Helga  Regina Bresciani  apresentou a legislação que subsidia a implementação da SAE.  No período vespertino, a enfermeira  Maria Ligia  dos Reis  Belaguarada e Maritê Ines  Argenta, ambas representando a diretoria da  ABEn/SC falaram sobre as teorias de  Enfermagem.

“O Coren/SC  está  muito confiante  com esta  iniciativa da  DEPS e do grupo de  enfermeiros  da SES  que está na  condução desta oficina”, disse Angela. Haverá ainda dois momentos previstos para os dias  01 e  29 de  novembro e a expectativa é que esta oficina impulsione o grupo de  enfermeiros para que seja protagonista desta mudança e que a SAE seja gradativamente implantada nas unidades hospitalares  participantes.

PARA SABER MAIS – A SAE esta normatizada pela Resolução Cofen 358/2009 e constitui  a  execução do processo de Enfermagem, com visão holística é composta por etapas inter-relacionadas e representa  a essência da prática da Enfermagem.