Coren/SC participa de Educação permanente para o controle social

DSCF6572A promoção da Educação Permanente para o Controle Social no SUS é uma atividade do Conselho Estadual de Saúde (CES), em parceria com a Diretoria de Educação Permanente em Saúde da Escola de Saúde Pública da Secretaria da Saúde de Santa Catarina (SES/SC). No dia  18 de  outubro, a servidora da SES/SC e conselheira secretária do Coren/SC, Angela Maria Blatt Ortiga,esteve presente na qualidade de  participante  sobre o tema  financiamento do SUS. O próximo encontro será dia  23 de novembro.

A  conselheira  abordou as peças orçamentárias de governo como Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes  Orçamentaria (LDO) e Lei Orçamentaria Anual (LOA), explanou sobre as fontes de recursos  Estaduais e Nacional transferidos aos fundos de  saúde através dos  blocos de  financiamento, e que  devem ser aplicados dentro de  cada  bloco, conforme Portaria GM/MS 204 de 2007.

“É importante os conselheiros  conhecerem estes  temas para poder melhor fiscalizar a  gestão do SUS”, alertou Angela. O Coren/SC tem cadeira no Conselho Estadual de  Saúde (CES), sendo que neste ano de 2016 na qualidade de suplente representando os profissionais de  saúde e em 2015 atuou  como titular representado pela presidente Helga  Regina  Bresciani.